Aula sobre Interpretando Um Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O artigo de opinião é uma forma de texto muito presente em nossa sociedade, seja na mídia, nas redes sociais ou em debates acalorados. Nesta atividade, será trabalhada a interpretação de um artigo de opinião, compreendendo como o autor constrói seus argumentos e como podemos usar essa estrutura para produzir nossos próprios textos opinativos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em criar um modelo de júri, com grupos de defensores e opositores, além de uma banca julgadora. Dessa forma, os alunos poderão desenvolver habilidades de argumentação e persuasão, aspectos fundamentais para a produção de um bom artigo de opinião.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de defensores e opositores, além de uma banca julgadora.

  2. Etapa 2 - Seleção do artigo de opinião

    Cada grupo deverá pesquisar e selecionar um artigo de opinião sobre um tema polêmico e atual. Em seguida, deverão apresentar o artigo para a banca julgadora e justificar a escolha. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize aos alunos textos impressos para que eles possam construir um repertório para embasar o debate. Abaixo, algumas sugestões de temas que podem ser abordados com os alunos.

    1\. A importância da educação financeira nas escolas.

    2\. Os desafios da inclusão social de pessoas com deficiência.

    3\. A legalização da maconha: prós e contras.

    4\. O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea.

    5\. O papel da mídia na formação da opinião pública.

    6\. A preservação do meio ambiente e a responsabilidade individual.

    7\. A regulamentação da inteligência artificial e seus riscos éticos.

    8\. O sistema de saúde pública: problemas e soluções.

    9\. A violência nos jogos eletrônicos e seu impacto na juventude.

    10\. A igualdade de gênero no mercado de trabalho.


  3. Etapa 3 - Análise do artigo de opinião

    Os grupos deverão analisar o artigo selecionado, identificando os argumentos utilizados pelo autor e a estrutura do texto. A banca julgadora poderá fazer perguntas para esclarecer pontos obscuros.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deverá preparar seus argumentos, baseados nos elementos identificados na etapa anterior. Forneça exemplos de diferentes tipos de argumentos, como de autoridade, comprovação e exemplificação.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos de defensores e opositores farão suas apresentações e argumentações, seguidas de perguntas da banca julgadora e respostas dos grupos. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e a organização das ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Produção de artigo de opinião

    Cada aluno deverá produzir um artigo de opinião individual, baseado no tema discutido no debate. Forneça um modelo de estrutura para o texto e oriente os alunos na escolha dos argumentos.

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Os alunos poderão ler suas produções para a turma, recebendo feedbacks dos colegas e do professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão;
  • Compreender a estrutura de um artigo de opinião;
  • Estimular o pensamento crítico e a análise de diferentes perspectivas;
  • Promover a participação e a colaboração em grupo;
  • Estimular a produção de textos opinativos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão dos argumentos apresentados;
  • Estruturação do texto, com clareza e objetividade;
  • Utilização de diferentes tipos de argumentos;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada;
  • Orientar os alunos na seleção e análise do artigo de opinião;
  • Fornecer exemplos e orientações para a produção do texto opinativo;
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo;
  • Avaliar e fornecer feedbacks sobre as produções dos alunos.

Ações do aluno

  • Selecionar e analisar um artigo de opinião;
  • Preparar argumentos e apresentações para o debate;
  • Produzir um artigo de opinião individual;
  • Participar e colaborar em grupo;
  • Receber feedbacks e avaliar as produções dos colegas.