Aula sobre Interpretando Um Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O artigo de opinião é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano. Pode ser encontrado em jornais, revistas, internet e até mesmo em conversas entre amigos. Ele é uma forma de expressar opiniões e pontos de vista sobre temas polêmicos e relevantes da sociedade. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de interpretar um artigo de opinião e, em seguida, produzir um texto desse gênero. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e o objetivo da atividade. Em seguida, explique sobre a estrutura deste gênero, introdução, desenvolvimento e conclusão. Apresente exemplos de artigos de opinião sobre assuntos de interesse público.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Interpretação de artigo de opinião

    Nessa estação, os alunos receberão um artigo de opinião previamente selecionado pelo professor e realizarão a leitura e interpretação do texto. Eles deverão identificar o tema central, a tese defendida pelo autor e os argumentos utilizados para sustentar essa tese.

    Estação 2 - Identificação dos elementos do artigo de opinião

    Nessa estação, os alunos receberão uma cópia de um artigo de opinião e deverão identificar e marcar os elementos que compõem esse gênero textual, como título, subtítulo, introdução, tese, argumentos e conclusão.

    Estação 3 - Produção de artigo de opinião

    Nessa estação, os alunos utilizarão a interpretação e os elementos do artigo de opinião já trabalhados nas estações anteriores para produzir um texto desse gênero. Forneça um tema polêmico atual para que os alunos possam criar suas próprias teses e argumentos. Abaixo, uma lista de possíveis temas que podem ser trabalhados nesta produção textual.

    1\. A importância da educação financeira nas escolas.

    2\. Os desafios da inclusão social de pessoas com deficiência.

    3\. A legalização da maconha: prós e contras.

    4\. O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea.

    5\. O papel da mídia na formação da opinião pública.

    6\. A preservação do meio ambiente e a responsabilidade individual.

    7\. A regulamentação da inteligência artificial e seus riscos éticos.

    8\. O sistema de saúde pública: problemas e soluções.

    9\. A violência nos jogos eletrônicos e seu impacto na juventude.

    10\. A igualdade de gênero no mercado de trabalho.


  3. Etapa 3 - Socialização das produções

    Ao final da atividade, os alunos socializarão suas produções de artigo de opinião com os demais colegas e o professor. Cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu texto e os demais poderão fazer perguntas e comentários sobre o conteúdo e a estrutura do texto.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade e dê feedbacks individuais sobre suas produções de artigo de opinião.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Finalize a atividade reforçando os objetivos e a importância do artigo de opinião como forma de expressão de ideias e opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e produzir artigos de opinião;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Fomentar a criatividade e a capacidade argumentativa dos alunos;
  • Promover a reflexão sobre temas polêmicos e relevantes da sociedade.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do artigo de opinião interpretado;
  • Identificação correta dos elementos do artigo de opinião;
  • Coerência e clareza na produção do artigo de opinião;
  • Uso adequado de argumentos para sustentar a tese do texto;
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar previamente os artigos de opinião a serem trabalhados na atividade;
  • Fornecer orientações claras sobre as atividades em cada estação;
  • Estimular a participação ativa e a cooperação entre os alunos;
  • Proporcionar feedbacks individuais sobre as produções de artigo de opinião;
  • Estimular a reflexão e o debate sobre os temas polêmicos trabalhados.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e interpretação do artigo de opinião;
  • Identificar corretamente os elementos do artigo de opinião;
  • Produzir um artigo de opinião coerente e claro;
  • Utilizar argumentos adequados para sustentar a tese do texto;
  • Participar ativamente e colaborar com seus colegas nas atividades em grupo.