Aula sobre Interpretando Um Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O artigo de opinião é um gênero textual presente em diversos veículos de comunicação, como jornais, revistas e sites. Ele pretende apresentar a opinião do autor sobre um tema específico e convencer o leitor a concordar com essa opinião. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre esse gênero, uma vez que ele é muito presente em nosso cotidiano. Além disso, nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa sala de aula invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para entender melhor o tema e seus subtemas.

  1. Etapa 1 - Pesquisa em casa

    Peça aos alunos que pesquisem em casa sobre o tema “artigo de opinião” e escolham um artigo sobre uma temática para ler e analisar. Eles devem anotar as ideias principais do texto e os argumentos utilizados pelo autor. Caso não seja possível ao aluno pesquisar de forma on-line, disponibilize com antecedência textos impressos para que eles possam ler antes da atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e explicando a estrutura desse tipo de texto. Em seguida, apresente o objetivo da atividade: a produção de um artigo de opinião com o auxílio de um mapa conceitual sobre o tema produzido pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem escolher um tema para o artigo de opinião que eles criarão. A partir disso, eles deverão criar um mapa conceitual sobre esse tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações e exemplos de como fazer o mapa conceitual. Abaixo, alguns exemplos de possíveis temas com os quais os alunos poderão trabalhar.

    1\. A importância da educação financeira nas escolas.

    2\. Os desafios da inclusão social de pessoas com deficiência.

    3\. A legalização da maconha: prós e contras.

    4\. O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea.

    5\. O papel da mídia na formação da opinião pública.

    6\. A preservação do meio ambiente e a responsabilidade individual.

    7\. A regulamentação da inteligência artificial e seus riscos éticos.

    8\. O sistema de saúde pública: problemas e soluções.

    9\. A violência nos jogos eletrônicos e seu impacto na juventude.

    10\. A igualdade de gênero no mercado de trabalho.


  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas

    Os alunos devem compartilhar seus mapas com os colegas e discutir as ideias apresentadas. Faça a mediação da discussão, questionando os alunos sobre suas escolhas e incentivando-os a apresentar argumentos para defender suas ideias.

  5. Etapa 5 - Produção do artigo de opinião

    Os alunos devem produzir um artigo de opinião sobre o tema trabalhado no mapa conceitual, utilizando a estrutura própria desse tipo de texto e diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc. Forneça orientações e exemplos de como fazer o artigo de opinião.

  6. Etapa 6 - Revisão e edição

    Os alunos devem revisar e editar seus textos, com o auxílio do professor, para corrigir erros gramaticais, ortográficos e de coesão.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos artigos

    Os alunos devem apresentar seus artigos aos colegas, defendendo suas opiniões e argumentos. Faça a mediação da discussão, incentivando os alunos a fazer perguntas e comentários sobre os textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião, utilizando diferentes tipos de argumentos;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de textos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar ideias e informações.

Critérios de avaliação

  • Estruturação do mapa conceitual, contendo o tema do artigo de opinião;
  • Estruturação do artigo de opinião, com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Utilização de diferentes tipos de argumentos;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Correção gramatical e ortográfica;

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a estrutura do artigo de opinião;
  • Fornecer orientações e exemplos de como criar mapas conceituais e produzir um artigo de opinião;
  • Mediar as discussões em sala de aula e incentivar a participação dos alunos;
  • Auxiliar na revisão e edição dos textos;
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar um artigo de opinião em casa;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Produzir um artigo de opinião sobre um tema polêmico;
  • Revisar e editar o texto;
  • Apresentar o artigo de opinião em sala de aula.