Aula sobre Interrogative Pronouns 5w2h Technique Pronomes Interrogativo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os pronomes interrogativos e como usá-los com a técnica 5W2H. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências, da economia e da política no cenário mundial.
Etapa 1 - Introdução
Contextualize o tema, explicando como os pronomes interrogativos são usados em inglês e qual a importância dessa habilidade para a comunicação em inglês.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de três alunos. Cada grupo tem sua própria temática, acompanhada dos subtemas relacionados.Etapa 3 - Definindo a temática
Os grupos vão escolher uma temática específica para trabalhar, como ciência, tecnologia, política, economia, entre outras.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos devem criar uma lista de possíveis questões relacionadas ao tema escolhido.Etapa 5 - Técnica 5W2H
Os grupos aplicam a técnica 5W2H nas questões selecionadas, respondendo a quem, o que, quando, onde, por que, como e quanto.Etapa 6 - Diário de bordo
Cada grupo vai criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 7 - Apresentação
Para finalizar, cada grupo apresenta seu diário de bordo em inglês, incluindo as perguntas feitas com os pronomes interrogativos e as respostas com os detalhes e informações coletadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
- Compreender a importância dos pronomes interrogativos na língua inglesa;
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em grupo;
- Diário de bordo completo e bem estruturado;
- Apresentação clara e objetiva em inglês;
- Utilização correta dos pronomes interrogativos;
- Coerência e relevância das perguntas e respostas.
Ações do professor
- Explicar o tema e as técnicas de forma clara e objetiva;
- Orientar os grupos na escolha da temática e na aplicação da técnica 5W2H;
- Tirar dúvidas e corrigir possíveis erros;
- Avaliar os diários de bordo e as apresentações.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
- Escolher uma temática específica e relevante;
- Criar perguntas e respostas utilizando os pronomes interrogativos e a técnica 5W2H;
- Elaborar um diário de bordo completo e organizado;
- Apresentar o diário de bordo em inglês de maneira clara e objetiva.