Aula sobre Interrogative Pronouns 5w2h Technique Pronomes Interrogativo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os pronomes interrogativos e como usá-los com a técnica 5W2H. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências, da economia e da política no cenário mundial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema, explicando como os pronomes interrogativos são usados em inglês e qual a importância dessa habilidade para a comunicação em inglês.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de três alunos. Cada grupo tem sua própria temática, acompanhada dos subtemas relacionados.

  3. Etapa 3 - Definindo a temática

    Os grupos vão escolher uma temática específica para trabalhar, como ciência, tecnologia, política, economia, entre outras.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem criar uma lista de possíveis questões relacionadas ao tema escolhido.

  5. Etapa 5 - Técnica 5W2H

    Os grupos aplicam a técnica 5W2H nas questões selecionadas, respondendo a quem, o que, quando, onde, por que, como e quanto.

  6. Etapa 6 - Diário de bordo

    Cada grupo vai criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Para finalizar, cada grupo apresenta seu diário de bordo em inglês, incluindo as perguntas feitas com os pronomes interrogativos e as respostas com os detalhes e informações coletadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
  • Compreender a importância dos pronomes interrogativos na língua inglesa;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo;
  • Diário de bordo completo e bem estruturado;
  • Apresentação clara e objetiva em inglês;
  • Utilização correta dos pronomes interrogativos;
  • Coerência e relevância das perguntas e respostas.

Ações do professor

  • Explicar o tema e as técnicas de forma clara e objetiva;
  • Orientar os grupos na escolha da temática e na aplicação da técnica 5W2H;
  • Tirar dúvidas e corrigir possíveis erros;
  • Avaliar os diários de bordo e as apresentações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Escolher uma temática específica e relevante;
  • Criar perguntas e respostas utilizando os pronomes interrogativos e a técnica 5W2H;
  • Elaborar um diário de bordo completo e organizado;
  • Apresentar o diário de bordo em inglês de maneira clara e objetiva.