Aula sobre Interrogative Pronouns 5w2h Technique Pronomes Interrogativo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a atividade sobre pronomes interrogativos, é importante contextualizar o assunto, explicando que esses pronomes são usados para fazer perguntas em inglês. Explique que existem sete pronomes interrogativos (what, where, when, why, which, who, how) usados para obter informações específicas em diferentes situações. Por exemplo, "what" é usado para perguntar sobre coisas específicas, "where" é usado para perguntar sobre lugares, "when" é usado para perguntar sobre tempo etc.

Exemplos práticos: Para ajudar a turma a entender o uso dos pronomes interrogativos, sugira algumas frases aos alunos, como, por exemplo:

- What is your favorite color?

- Where are you from?

- When is your birthday?

- Why do you like English?

- Which book do you prefer?

- Who is your best friend?

- How do you go to school?


  1. Etapa 1 - – Empatia

    Divida a turma em grupos de 5 a 6 alunos e peça que criem um mapa de empatia para entender as necessidades do público-alvo (ou seja, pessoas que precisam se comunicar em inglês para fins acadêmicos, científicos, econômicos ou políticos). O mapa de empatia deve conter os seguintes campos: “O que ele pensa e sente?”, “Como ele se expressa?”, “O que ele faz?”, “Como ele percebe o mundo?”, Dores, Ganhos.

  2. Etapa 2 - – Definição

    O professor deve ajudar os alunos a definir a questão central do projeto, que neste caso é "Como podemos utilizar os pronomes interrogativos para nos comunicarmos de forma mais clara e eficaz em inglês?"

  3. Etapa 3 - – Ideação

    Em seguida, cada grupo deve pensar em ideias para responder à questão central. Por exemplo, podem criar diálogos ou situações que utilizem os pronomes interrogativos, criar materiais de estudo, cartazes, jogos, entre outros.

  4. Etapa 4 - – Prototipagem

    Cada grupo deve escolher uma ideia e criar um protótipo, isto é, um modelo simplificado de seu produto ou serviço. Os alunos podem usar materiais simples, como papel, canetas coloridas, cartolina, etc.

  5. Etapa 5 - – Teste

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo ao restante da turma e receber feedback. Os alunos devem avaliar cada ideia de acordo com sua relevância, criatividade, clareza e eficácia.

  6. Etapa 6 - – Implementação

    Após receber o feedback, cada grupo deve aperfeiçoar seu protótipo e implementá-lo.

  7. Etapa 7 - – Avaliação

    O professor deve avaliar a atividade segundo os critérios definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação em inglês;
  • Estimular a criatividade e a inovação;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Relevância do mapa de empatia;
  • Criatividade e eficácia das ideias;
  • Qualidade dos protótipos;
  • Participação e colaboração dos alunos;
  • Avaliação das habilidades de comunicação em inglês.

Ações do professor

  • Explicar o contexto e os exemplos práticos dos pronomes interrogativos;
  • Orientar os alunos a criar o mapa de empatia e definir a questão central do projeto;
  • Acompanhar e avaliar todo o processo de desenvolvimento das ideias e dos protótipos;
  • Dar feedback ao final de cada etapa;
  • Avaliar a atividade com base nos critérios pré-estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Pensar em ideias criativas e eficazes para comunicar-se em inglês;
  • Criar protótipos e aperfeiçoá-los;
  • Apresentar seus projetos ao restante da turma;
  • Participar ativamente da atividade e colaborar com os colegas.