Aula sobre Interrogative Pronouns 5w2h Technique Pronomes Interrogativo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Antes de iniciar a aula, explique o que são pronomes interrogativos, quais são eles e como eles podem ser utilizados em uma conversa ou texto. Também é importante ressaltar a importância de saber utilizar corretamente esses pronomes para uma boa comunicação em inglês. Você pode utilizar exemplos de conversas em inglês que utilizam pronomes interrogativos, como uma entrevista ou uma investigação policial. Outra dica é apresentar aos alunos notícias em inglês que contenham esses pronomes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso

    Apresentar o estudo de caso que vai servir de base para a atividade. É importante que o caso seja interessante e relevante para os alunos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutam sobre o estudo de caso apresentado. Eles devem analisar as informações, identificar as lacunas existentes e pensar em possíveis soluções.

  3. Etapa 3 - Criação do infográfico

    Cada grupo deve criar um modelo de infográfico para apresentar as informações coletadas durante a discussão. O infográfico deve conter lacunas a serem preenchidas pelos demais grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo deve apresentar seu modelo para os demais colegas. Os outros grupos vão preencher as lacunas com as informações que coletaram durante a discussão.

  5. Etapa 5 - Correção em grupo

    Após a apresentação dos modelos, os grupos corrigem as lacunas preenchidas pelos demais grupos e avaliam a qualidade das informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo apresenta seu infográfico e as correções feitas pelos outros grupos. Avalie a qualidade final do trabalho.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Para finalizar a atividade, discuta com os alunos o que eles aprenderam sobre os pronomes interrogativos e como isso é importante para o aprendizado da língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de avaliação e reflexão dos alunos.
  • Reforçar a importância do aprendizado da língua inglesa.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de apresentação de ideias.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e lógica do infográfico.
  • Correção das informações apresentadas.
  • Capacidade de correção dos demais grupos.
  • Compreensão do tema abordado.
  • Utilização correta dos pronomes interrogativos na criação do infográfico.

Ações do professor

  • Orientar os grupos durante a atividade.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer correções pontuais durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de infográfico claro e objetivo.
  • Preencher as lacunas com informações relevantes e corretas.