Aula sobre Interrogative Pronouns 5w2h Technique Pronomes Interrogativo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os interrogative pronouns, ou pronomes interrogativos em português, são palavras que usamos para fazer perguntas em inglês. Eles são essenciais para se comunicar e entender a língua inglesa, seja no dia a dia ou em situações profissionais e acadêmicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a atividade explicando a importância da língua inglesa nos dias atuais, explicando como ela é usada em diferentes áreas do conhecimento e destacando sua relevância para comunicar ideias ao nível global. Apresente o objetivo, que é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências, da economia e da política no cenário mundial.

  2. Etapa 2 - Explicação dos Interrogative pronouns

    Explique o que são os interrogative pronouns e mostre exemplos de como eles são usados em perguntas no inglês. Incentive os alunos a copiar as informações em seus cadernos para poderem consultá-las durante a atividade.

  3. Etapa 3 - 5W2H Technique

    Explique a técnica 5W2H, uma ferramenta utilizada para planejar projetos e solucionar problemas. Explique que os 7 elementos dessa técnica (Who, What, When, Where, Why, How e How much) são equivalentes aos interrogative pronouns da língua inglesa e que eles serão usados pelos alunos para criar um mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Criação do Mapa Conceitual

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um tema relacionado a um dos campos mencionados na introdução (como ciência, economia ou política) e criar um mapa conceitual a partir da técnica 5W2H. O mapa deve ter uma ideia central e pelo menos 8 sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade. Incentive os alunos a usar os interrogative pronouns para formular e responder a perguntas em inglês enquanto criam seus mapas.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Após a criação dos mapas, cada grupo terá 10 minutos para apresentar sua ideia central e discutir suas sub-ideias com a turma. Incentive-os a usar a língua inglesa para se comunicar e pedir ajuda caso tenham dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em Pares

    Após as apresentações em grupo, os alunos vão trabalhar em pares para revisar os mapas conceituais uns dos outros e sugerir melhorias ou correções. Incentive-os a usar a língua inglesa para se comunicar e pedir ajuda caso tenham dificuldades.

  7. Etapa 7 - Avaliação e Fechamento

    Para concluir a aula, faça uma avaliação da atividade, observando os critérios de avaliação abaixo, e faça uma revisão dos tópicos abordados durante a aula, destacando a importância da língua inglesa. Encoraje os alunos a continuar praticando a língua em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês
  • Desenvolvimento da habilidade de análise e organização de ideias
  • Estímulo à criatividade e ao trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as atividades em sala de aula
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado em grupo
  • Habilidade de comunicação em inglês durante as atividades em grupo

Ações do professor

  • Explicação do conceito de interrogative pronouns e da técnica 5W2H
  • Supervisão da criação dos mapas conceituais pelos alunos
  • Avaliação da atividade e fechamento da aula

Ações do aluno

  • Criação de um mapa conceitual conforme a técnica 5W2H
  • Participação ativa nas apresentações em grupo
  • Revisão dos mapas conceituais dos colegas em pares.