Aula sobre Interrogative Pronouns 5w2h Technique Pronomes Interrogativo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os interrogative pronouns, ou pronomes interrogativos em português, são palavras que usamos para fazer perguntas em inglês. Eles são essenciais para se comunicar e entender a língua inglesa, seja no dia a dia ou em situações profissionais e acadêmicas.
Etapa 1 - Introdução
Comece a atividade explicando a importância da língua inglesa nos dias atuais, explicando como ela é usada em diferentes áreas do conhecimento e destacando sua relevância para comunicar ideias ao nível global. Apresente o objetivo, que é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências, da economia e da política no cenário mundial.Etapa 2 - Explicação dos Interrogative pronouns
Explique o que são os interrogative pronouns e mostre exemplos de como eles são usados em perguntas no inglês. Incentive os alunos a copiar as informações em seus cadernos para poderem consultá-las durante a atividade.Etapa 3 - 5W2H Technique
Explique a técnica 5W2H, uma ferramenta utilizada para planejar projetos e solucionar problemas. Explique que os 7 elementos dessa técnica (Who, What, When, Where, Why, How e How much) são equivalentes aos interrogative pronouns da língua inglesa e que eles serão usados pelos alunos para criar um mapa conceitual.Etapa 4 - Criação do Mapa Conceitual
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um tema relacionado a um dos campos mencionados na introdução (como ciência, economia ou política) e criar um mapa conceitual a partir da técnica 5W2H. O mapa deve ter uma ideia central e pelo menos 8 sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade. Incentive os alunos a usar os interrogative pronouns para formular e responder a perguntas em inglês enquanto criam seus mapas.Etapa 5 - Discussão em Grupo
Após a criação dos mapas, cada grupo terá 10 minutos para apresentar sua ideia central e discutir suas sub-ideias com a turma. Incentive-os a usar a língua inglesa para se comunicar e pedir ajuda caso tenham dúvidas.Etapa 6 - Discussão em Pares
Após as apresentações em grupo, os alunos vão trabalhar em pares para revisar os mapas conceituais uns dos outros e sugerir melhorias ou correções. Incentive-os a usar a língua inglesa para se comunicar e pedir ajuda caso tenham dificuldades.Etapa 7 - Avaliação e Fechamento
Para concluir a aula, faça uma avaliação da atividade, observando os critérios de avaliação abaixo, e faça uma revisão dos tópicos abordados durante a aula, destacando a importância da língua inglesa. Encoraje os alunos a continuar praticando a língua em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês
- Desenvolvimento da habilidade de análise e organização de ideias
- Estímulo à criatividade e ao trabalho em grupo
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as atividades em sala de aula
- Qualidade e clareza do mapa conceitual criado em grupo
- Habilidade de comunicação em inglês durante as atividades em grupo
Ações do professor
- Explicação do conceito de interrogative pronouns e da técnica 5W2H
- Supervisão da criação dos mapas conceituais pelos alunos
- Avaliação da atividade e fechamento da aula
Ações do aluno
- Criação de um mapa conceitual conforme a técnica 5W2H
- Participação ativa nas apresentações em grupo
- Revisão dos mapas conceituais dos colegas em pares.