Intertextualidade e paráfrase

Nesta aula de Português você vai estudar sobre intertextualidade e paráfrase. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Escrever um texto usando referências de outras fontes (músicas, textos, quadros etc.) é um exemplo de:

    A) Intertextualidade.

    B) Paráfrase.

    C) Plágio.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    Professor, explique aos alunos que a Intertextualidade e a paráfrase são recursos muito utilizados na produção textual e na comunicação em geral. Os alunos já devem ter se deparado com esses recursos em suas leituras e em conversas com amigos, familiares ou na internet. É importante que os estudantes entendam o que é intertextualidade e como ela funciona, como a paráfrase pode ser utilizada para reafirmar ou reformular um texto. Nesta aula, eles aprenderão a analisar o efeito de sentido produzido pelo uso desses recursos em textos. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos criem um template de Design Sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, aplicando os conceitos de intertextualidade e paráfrase.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e a paráfrase são temas que estão presentes em diversas esferas da vida cotidiana. Na literatura, por exemplo, é comum encontrarmos referências a outras obras e autores, enquanto na publicidade, é possível perceber a apropriação de elementos de outras mídias para a criação de campanhas. Nesta aula, eles irão explorar essa relação entre textos e discutir como a paráfrase pode ser uma ferramenta útil para a compreensão e produção de textos. Os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles serão incentivados a criar um mapa conceitual sobre o tema.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Professor, explique aos alunos que a Intertextualidade é a relação entre dois ou mais textos que se conectam por meio de referências explícitas ou implícitas. A paráfrase é uma das formas de intertextualidade que consiste em reescrever um texto utilizando outras palavras, mas mantendo a ideia original. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de textos e para a produção de textos autorais que utilizam referências de outras fontes. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de paráfrases em textos, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os eles irão criar um modelo de júri para discutir o tema.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e paráfrase são conceitos importantes na análise de textos, e estão presentes no nosso cotidiano de diversas formas, como em músicas, filmes, propagandas e até mesmo em conversas informais. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registro de um jogo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados, para que os estudantes possam compreender a importância da intertextualidade e da paráfrase na construção de sentidos em textos.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    Professor, explique aos alunos que a intertextualidade é um recurso linguístico que se manifesta quando um texto faz referência a outro texto. Ela pode ocorrer por meio de citações, paráfrases, alusões e outros recursos que permitem a construção de um diálogo entre diferentes obras literárias ou artísticas. Nesta aula, o objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar o efeito de sentido produzido pelo uso desses recursos em textos. Para isso, será adotada a metodologia ativa Design Thinking, na qual eles criarão um mapa de empatia para compreender como diferentes pessoas pensam, sentem e se comportam em relação ao tema.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e a paráfrase são temas fundamentais para a compreensão e produção de textos. A intertextualidade é a relação entre dois ou mais textos que se influenciam mutuamente, enquanto a paráfrase é a reescrita de um texto utilizando outras palavras. Ambos são recursos muito utilizados em diversas áreas, como na literatura, na publicidade, na política e na mídia em geral. Nesta aula, diga que eles serão estimulados a analisar o efeito de sentido produzido pelo uso desses recursos e a produzir suas próprias paráfrases a partir de textos já existentes.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: