Aula sobre Intertextualidade E Parafrase
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Professor, explique aos alunos que a Intertextualidade e a paráfrase são recursos muito utilizados na produção textual e na comunicação em geral. Os alunos já devem ter se deparado com esses recursos em suas leituras e em conversas com amigos, familiares ou na internet. É importante que os estudantes entendam o que é intertextualidade e como ela funciona, como a paráfrase pode ser utilizada para reafirmar ou reformular um texto. Nesta aula, eles aprenderão a analisar o efeito de sentido produzido pelo uso desses recursos em textos. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos criem um template de Design Sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, aplicando os conceitos de intertextualidade e paráfrase.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o conceito de intertextualidade e paráfrase. Utilize exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados, para que os alunos entendam como esses recursos são utilizados em textos de diferentes gêneros. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint aos alunos e mostre como ela pode ser aplicada na elaboração de projetos.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore um projeto que utilize a intertextualidade e a paráfrase. Os projetos podem ser sobre diversos temas, como política, cultura, esportes, entre outros. Os alunos devem esboçar o projeto em um papel ou no quadro, utilizando os conceitos aprendidos na primeira etapa.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu projeto para a turma e todos devem decidir qual projeto será desenvolvido. É importante que os alunos justifiquem sua escolha, levando em consideração os critérios de avaliação.Etapa 4 - Prototipar
Com o projeto escolhido, os alunos devem desenvolver um protótipo utilizando recursos de intertextualidade e paráfrase. O protótipo pode ser em forma de texto, imagem ou vídeo. Os alunos devem trabalhar em grupo e utilizar os conceitos aprendidos nas etapas anteriores.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o efeito de sentido produzido pelo uso da intertextualidade e paráfrase em textos;
- Trabalhar a criatividade e a capacidade de elaboração de projetos dos alunos;
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos conceitos de intertextualidade e paráfrase no projeto;
- Criatividade e originalidade do projeto;
- Coerência e coesão do texto;
- Qualidade da apresentação;
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar conceitos de intertextualidade e paráfrase de forma clara e didática;
- Explicar a metodologia Design Sprint aos alunos;
- Orientar os alunos no desenvolvimento dos projetos;
- Avaliar os projetos dos alunos;
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Entender os conceitos de intertextualidade e paráfrase;
- Elaborar um projeto que utilize esses recursos;
- Trabalhar em grupo para desenvolver o projeto;
- Apresentar o protótipo do projeto para a turma;
- Avaliar os projetos dos colegas.