Aula sobre Intertextualidade E Parafrase

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e paráfrase são conceitos importantes na análise de textos, e estão presentes no nosso cotidiano de diversas formas, como em músicas, filmes, propagandas e até mesmo em conversas informais. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registro de um jogo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados, para que os estudantes possam compreender a importância da intertextualidade e da paráfrase na construção de sentidos em textos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e paráfrase são conceitos importantes na análise de textos, e estão presentes no nosso cotidiano de diversas formas, como em músicas, filmes, propagandas e até mesmo em conversas informais. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registro de um jogo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados, para que os estudantes possam compreender a importância da intertextualidade e da paráfrase na construção de sentidos em textos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema, explicando o que é intertextualidade e paráfrase, e como esses conceitos aparecem em diferentes tipos de textos.

  3. Etapa 3 - Atividade lúdica

    Divida os alunos em grupos e peça que criem um jogo sobre intertextualidade e paráfrase, utilizando o mapa de registro. Explique o que é cada campo do mapa, e como deve ser preenchido.

  4. Etapa 4 - Elaboração

    Permita os alunos terem um tempo para criar e desenvolver o seu jogo em grupo, com o seu auxílio. Circule pela sala e ajude-os no que for necessário.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará o jogo criado para a turma, explicando como ele funciona, quais são os objetivos, desafios e esquema de recompensas do jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão em sala sobre os jogos apresentados e sobre a importância da intertextualidade e paráfrase na construção de sentidos em textos.

  7. Etapa 7 - Produção textual

    Peça aos alunos que produzam um texto sobre como a intertextualidade e a paráfrase podem ser utilizadas em diferentes tipos de textos, como músicas, filmes, propagandas e conversas informais.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade, observando a participação dos alunos, a criatividade na elaboração do jogo e a qualidade da produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de formas de apropriação textual;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da intertextualidade e paráfrase na construção de sentidos em textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo;
  • Criatividade e coerência na elaboração do jogo;
  • Qualidade da produção textual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como será desenvolvido na aula;
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo e na produção textual;
  • Conduzir a discussão em sala e avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do jogo;
  • Desenvolver a criatividade na elaboração do jogo;
  • Produzir um texto sobre a importância da intertextualidade e paráfrase em diferentes tipos de textos.