Aula sobre Intertextualidade E Parafrase

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que a Intertextualidade é a relação entre dois ou mais textos que se conectam por meio de referências explícitas ou implícitas. A paráfrase é uma das formas de intertextualidade que consiste em reescrever um texto utilizando outras palavras, mas mantendo a ideia original. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de textos e para a produção de textos autorais que utilizam referências de outras fontes. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de paráfrases em textos, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os eles irão criar um modelo de júri para discutir o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a Intertextualidade é a relação entre dois ou mais textos que se conectam por meio de referências explícitas ou implícitas. A paráfrase é uma das formas de intertextualidade que consiste em reescrever um texto utilizando outras palavras, mas mantendo a ideia original. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de textos e para a produção de textos autorais que utilizam referências de outras fontes. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de paráfrases em textos, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os eles irão criar um modelo de júri para discutir o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente a temática da aula, contextualizando a importância da intertextualidade e paráfrase para a compreensão e produção de textos. Em seguida, apresente um exemplo prático, previamente selecionado, de como a paráfrase pode ser utilizada em textos, destacando a importância dessa habilidade para a vida acadêmica e profissional.

  3. Etapa 3 - Divisão

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  4. Etapa 4 - Preparação

    Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para preparar seus argumentos e contra-argumentos, respectivamente. A banca julgadora terá 10 minutos para preparar suas perguntas e critérios de avaliação. O grupo de observadores terá 10 minutos para anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate será dividido em duas partes: a primeira parte será a apresentação dos argumentos pelo grupo defensor e a segunda parte será a apresentação dos contra-argumentos pelo grupo opositor. A banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e avaliará a qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos grupos segundo os critérios previamente estabelecidos por você, como coerência, clareza, argumentação, entre outros. Os alunos também podem ter a oportunidade de avaliar o desempenho dos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Resuma os principais pontos discutidos durante o debate e destaque a importância da habilidade de análise de paráfrases para a compreensão e produção de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de paráfrases em textos;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados;
  • Clareza na exposição dos argumentos;
  • Argumentação bem fundamentada;
  • Respeito às regras do debate;
  • Participação ativa de todos os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a temática da aula;
  • Dividir a turma em grupos e explicar as funções de cada grupo;
  • Avaliar o desempenho dos grupos segundo os critérios estabelecidos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate;
  • Resumir os principais pontos discutidos durante o debate.

Ações do aluno

  • Preparar argumentos e contra-argumentos conforme a função do grupo;
  • Participar ativamente do debate;
  • Avaliar o desempenho dos grupos segundo os critérios estabelecidos;
  • Anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo durante o debate;
  • Respeitar as regras do debate.