Aula sobre Intertextualidade E Parafrase

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e a paráfrase são temas fundamentais para a compreensão e produção de textos. A intertextualidade é a relação entre dois ou mais textos que se influenciam mutuamente, enquanto a paráfrase é a reescrita de um texto utilizando outras palavras. Ambos são recursos muito utilizados em diversas áreas, como na literatura, na publicidade, na política e na mídia em geral. Nesta aula, diga que eles serão estimulados a analisar o efeito de sentido produzido pelo uso desses recursos e a produzir suas próprias paráfrases a partir de textos já existentes.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e a paráfrase são temas fundamentais para a compreensão e produção de textos. A intertextualidade é a relação entre dois ou mais textos que se influenciam mutuamente, enquanto a paráfrase é a reescrita de um texto utilizando outras palavras. Ambos são recursos muito utilizados em diversas áreas, como na literatura, na publicidade, na política e na mídia em geral. Nesta aula, diga que eles serão estimulados a analisar o efeito de sentido produzido pelo uso desses recursos e a produzir suas próprias paráfrases a partir de textos já existentes.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de intertextualidade e paráfrase. Em seguida, apresente exemplos de textos, previamente selecionados, que utilizam esses recursos, como músicas, propagandas e peças publicitárias.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Análise:

    Divida os alunos em grupos e encaminhe-os para as estações de trabalho. Nesta estação, entregue textos, previamente selecionados, que apresentam recursos de intertextualidade e paráfrase. Os alunos devem analisar o efeito de sentido produzido por esses recursos e discutir em grupo.

    Estação 2 - Produção:

    Nesta estação, entregue aos alunos textos já existentes, previamente selecionados, e devem produzir suas próprias paráfrases, utilizando outras palavras e mantendo o sentido original. Eles devem trocar suas paráfrases com os colegas e discutir em grupo o resultado.

    Estação 3 - Criação:

    Já nesta estação, peça que os alunos criem um novo texto a partir de outros textos já existentes. Eles devem utilizar recursos de intertextualidade e paráfrase para produzir um texto que tenha sentido e coesão. Ao final da atividade, os alunos devem trocar seus textos com os colegas e discutir em grupo o resultado.


  4. Etapa 4 - Socialização

    Ao final da atividade, peça que os alunos se reúnam para socializar e discutir os resultados. Cada grupo deve apresentar seus textos e discutir o efeito de sentido produzido pelos recursos de intertextualidade e paráfrase utilizados.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Professor, conduza-os a uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam, o que foi mais difícil e o que foi mais fácil para eles durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Tarefa para casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa para casa em que os alunos devem buscar exemplos de textos que utilizem recursos de intertextualidade e paráfrase e analisar o efeito de sentido produzido por esses recursos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos de intertextualidade e paráfrase.
  • Estimular a criatividade e a produção de novos textos a partir de outros textos já existentes.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Despertar o interesse dos alunos pela leitura e pela produção de textos.
  • Utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações para proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em analisar o efeito de sentido produzido pelos recursos de intertextualidade e paráfrase em textos já existentes;
  • Criatividade e qualidade das paráfrases produzidas pelos alunos;
  • Coesão e sentido dos textos intertextuais produzidos pelos alunos;
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo;
  • Reflexão e compreensão dos alunos sobre a atividade realizada.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de intertextualidade e paráfrase para os alunos;
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos;
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade realizada;
  • Propor uma tarefa para casa (opcional).

Ações do aluno

  • Analisar o efeito de sentido produzido pelos recursos de intertextualidade e paráfrase em textos já existentes;
  • Produzir paráfrases criativas e com sentido a partir de textos já existentes;
  • Criar um texto intertextual utilizando recursos de intertextualidade e paráfrase;
  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Refletir sobre a atividade realizada e sobre o que foi aprendido.