Aula sobre Intertextualidade E Parafrase
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e a paráfrase são temas que estão presentes em diversas esferas da vida cotidiana. Na literatura, por exemplo, é comum encontrarmos referências a outras obras e autores, enquanto na publicidade, é possível perceber a apropriação de elementos de outras mídias para a criação de campanhas. Nesta aula, eles irão explorar essa relação entre textos e discutir como a paráfrase pode ser uma ferramenta útil para a compreensão e produção de textos. Os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles serão incentivados a criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que a intertextualidade e a paráfrase são temas que estão presentes em diversas esferas da vida cotidiana. Na literatura, por exemplo, é comum encontrarmos referências a outras obras e autores, enquanto na publicidade, é possível perceber a apropriação de elementos de outras mídias para a criação de campanhas. Nesta aula, eles irão explorar essa relação entre textos e discutir como a paráfrase pode ser uma ferramenta útil para a compreensão e produção de textos. Os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles serão incentivados a criar um mapa conceitual sobre o tema.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da intertextualidade e da paráfrase na construção de sentidos nos textos. Apresente também exemplos de textos, previamente selecionados por você, que contenham esses recursos, como trechos de obras literárias e campanhas publicitárias.Etapa 3 - Mapa Conceitual
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para auxiliar os alunos.Etapa 4 - Socialização
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a discussão e o debate entre os grupos para que todos possam compreender melhor o tema.Etapa 5 - Paráfrase na prática
Apresente um texto, previamente selecionado, para a turma e peça que os alunos criem paráfrases para trechos específicos. Eles poderão trabalhar em duplas ou grupos para criar as paráfrases. Forneça orientações e dicas para auxiliar na criação das paráfrases.Etapa 6 - Discussão
A turma irá discutir os resultados das paráfrases criadas pelos alunos. Você pode incentivar a reflexão sobre as diferenças e semelhanças entre as paráfrases e o texto original, e como a paráfrase pode ajudar na compreensão e produção de textos.Etapa 7 - Produção
Os alunos irão criar um texto utilizando a paráfrase como recurso. Forneça temas para que os estudantes possam desenvolver seus textos. Eles poderão trabalhar individualmente ou em duplas.Etapa 8 - Apresentação
Os alunos irão apresentar seus textos para a turma. Incentive a discussão e a reflexão sobre os diferentes recursos utilizados pelos alunos e como a paráfrase contribuiu na produção dos textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de efeito de sentido produzido pelo uso de recursos de apropriação textual;
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Estimular a criatividade na produção textual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade do mapa conceitual produzido;
- Habilidade na criação de paráfrases e utilização desses recursos na produção textual;
- Clareza e coesão na produção de texto.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de intertextualidade e paráfrase;
- Orientar e auxiliar na criação do mapa conceitual;
- Fornecer orientações e dicas para a criação de paráfrases e produção textual;
- Estimular a discussão e o debate entre os aluno;
- Avaliar as atividades propostas e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
- Criar paráfrases de forma clara e coesa;
- Produzir textos utilizando a paráfrase como recurso;
- Apresentar seus trabalhos de forma clara e objetiva.