Aula sobre Introducao A Angulos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a geometria é uma das áreas mais importantes da matemática, pois está presente em nosso cotidiano de diversas formas. Desde a construção de prédios até a organização de objetos em uma sala, a geometria está presente em tudo. Fale que, nesta aula, vamos aprender sobre ângulos, que são figuras geométricas que nos ajudam a entender melhor a relação entre objetos e espaços.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Introdução a ângulos" e explique a importância dos ângulos na geometria e no cotidiano. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia para entender como as pessoas pensam e sentem sobre as unidades de medida. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar a introdução a ângulos.

  3. Etapa 3 - Utilização de ângulos

    Mostre exemplos práticos de utilização de ângulos.Os alunos farão exercícios em grupo para praticar o uso de ângulos de medida de comprimento. Auxilie-os tirando possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar seu próprio exercício de ângulos para os colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que os ângulos de medidas podem ser úteis e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas."
  • Estimular a criatividade e a capacidade de observação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos tipos de ângulos.
  • Medição correta dos ângulos utilizando o transferidor.
  • Reconhecimento correto dos ângulos em objetos e espaços do cotidiano.
  • Participação ativa na atividade prática.
  • Colaboração com os colegas de equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos ângulos na geometria e no cotidiano.
  • Utilizar exemplos práticos para facilitar a compreensão dos conceitos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de observação dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos e responder às dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Criar exemplos práticos de ângulos em objetos e espaços do cotidiano.
  • Identificar e medir ângulos em objetos e espaços do cotidiano.
  • Trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros.
  • Participar ativamente na atividade prática.