Aula sobre Introducao A Angulos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula citando aos alunos que eles serão introduzidos ao conceito de ângulos e sua abertura como grandeza associada às figuras geométricas. Contextualize o tema apresentando exemplos de ângulos no cotidiano, como em relógios, ponteiros de bússolas, em construções, entre outros. É importante destacar que o objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos farão o check-in em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu já sei sobre ângulos?" Os alunos devem fazer anotações no template de registro de aprendizagem durante toda a atividade.Etapa 2 - Introdução aos ângulos
Apresente os conceitos básicos de ângulos, como vértice, lados e abertura. Introduza também quais são os tipos de ângulos, como agudo, reto, obtuso e raso. Além disso, mostre a medida de ângulos em graus e como ela é calculada.Etapa 3 - Exemplos práticos
Mostre exemplos práticos de como os ângulos são utilizados em situações cotidianas, como em construções, em mapas, em jogos, entre outros. Os alunos devem fazer anotações no template de registro de aprendizagem e identificar exemplos de ângulos em situações cotidianas.Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem problemas envolvendo os conceitos de ângulos. Os problemas serão contextualizados em situações cotidianas, como ao observar o ângulo formado entre os dois ponteiros do relógio, ou até mesmo as quinas de uma mesa. Circule pela sala, auxiliando os grupos que tiverem dificuldades.Etapa 5 - Correção dos exercícios
Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado.Etapa 6 - Check-out
Os alunos farão o check-out em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu aprendi sobre conceitos de ângulos hoje?" Os alunos devem revisar as anotações feitas no template de registro de aprendizagem e responder a perguntas sobre o tema. Avalie o aprendizado dos alunos e dê feedbacks.Etapa 7 - Reflexão e finalização
Finalize a aula após o check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre introdução a ângulos e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.Etapa 8 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas de Ângulos ou a pesquisa sobre a história de onde surgiu esse conceito. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar aos alunos exemplos práticos de como os ângulos são utilizados no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Capacidade dos alunos em identificar e classificar os diferentes tipos de ângulos.
- Habilidade dos alunos em medir ângulos com precisão.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do estudo dos ângulos.
- Utilizar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Fazer anotações no template de registro de aprendizagem durante a aula.
- Identificar exemplos de ângulos em situações cotidianas.