Aula sobre Introducao A Angulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que os alunos irão aprender sobre ângulos e como eles estão presentes em nosso cotidiano. Os ângulos podem ser encontrados em diversas situações, como em uma volta completa de um ponteiro de relógio, em uma partida de futebol, em uma construção de uma casa, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Introdução a ângulos", explicando o que são ângulos e dando exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia Gamificação

    Explique o que é _Gamificação_ e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Apresente exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para criarem um mapa de registro contendo os campos: ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. O objetivo é que os alunos possam utilizar a criatividade e a imaginação para criar um jogo que envolva o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do Jogo

    Os grupos irão desenvolver o jogo utilizando apenas recursos ofertados pelo professor como cartolina, canetas coloridas, dados, entre outros. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos de ângulos de forma lúdica e divertida.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele ajuda a desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam ângulos.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação dos jogos, será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Feedback e Avaliação

    Dê um feedback aos alunos sobre os jogos construídos e avalie a participação dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Proporcionar uma aprendizagem lúdica e divertida sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Respostas corretas durante o jogo e exercícios.
  • Colaboração e trabalho em equipe durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
  • Auxiliar na criação das cartas e esclarecer dúvidas.
  • Conduzir a discussão sobre as respostas e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar as cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
  • Preparar o jogo com as cartas criadas e organizar as regras.
  • Participar ativamente do jogo e resolver os exercícios propostos.