Aula sobre Introducao A Angulos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale para eles que, nesta aula, eles aprenderão sobre ângulos e como eles estão presentes em nosso cotidiano. Os ângulos são formados pela união de duas retas em um ponto comum, e podem ser encontrados em diversas situações, como em construções, na natureza e até mesmo em objetos do dia a dia, como relógios e compassos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são ângulos, como eles são formados e onde podem ser encontrados. Faça uma breve revisão sobre retas e pontos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Medindo ângulos

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Nessa estação, os alunos irão medir ângulos utilizando transferidor e régua. Serão apresentados exemplos práticos de como medir ângulos em objetos do cotidiano, como portas e janelas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Classificando ângulos

    Os alunos irão classificar ângulos em agudos, retos, obtusos e rasos. Apresente exemplos práticos de cada tipo de ângulo, como em triângulos e quadriláteros para os alunos visualizarem melhor.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Desenhando ângulos

    Os alunos irão desenhar ângulos utilizando régua e compasso. Mostre exemplos práticos de como desenhar ângulos em objetos do cotidiano, como em mapas e plantas baixas.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que o tema de ângulos são utilizados. Deixe claro o uso e seus benefícios.

  8. Etapa 8 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  9. Etapa 9 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação entre os alunos e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conceito de ângulos e suas características.
  • Habilidade dos alunos em medir, classificar e desenhar ângulos.
  • Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação da dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Demonstrar compreensão do conceito de ângulos e suas características.