Aula sobre Introducao A Circulos E Circunferencia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a geometria é uma das áreas mais importantes da matemática, e o estudo dos círculos e circunferências é fundamental para a compreensão de muitos conceitos matemáticos. Além disso, o círculo é uma forma geométrica presente em muitos objetos do nosso cotidiano, como rodas de carro, relógios, CDs, entre outros. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de círculos e circunferências, e irão aprender sobre a relação entre a medida da circunferência e o diâmetro, representada pela constante matemática π.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância do estudo dos círculos e circunferências. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos de objetos que possuem forma circular.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Em grupos de 3 a 5 alunos, os estudantes irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que utilizam objetos circulares em seu cotidiano.

  3. Etapa 3 - Introdução à constante π

    Explique a relação entre a medida da circunferência e o diâmetro, e apresente a constante matemática π. Os alunos irão aprender a calcular a medida da circunferência a partir do diâmetro, utilizando a fórmula C = πd.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Os alunos irão trabalhar com os grupos iniciais para criar exemplos práticos de objetos que possuem forma circular e que utilizam a constante π em seu cálculo. Eles poderão utilizar materiais como papel, tesoura e régua para criar modelos desses objetos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo irá apresentar seus exemplos práticos para a turma, explicando como utilizaram a constante π em seus cálculos. Além disso, aproveite para apresentar o template preenchido.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância do estudo dos círculos e circunferências, e como esse conhecimento pode ser aplicado em seu cotidiano. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula, e convide os alunos a compartilhar suas impressões sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer a relação entre a medida da circunferência e o diâmetro, utilizando a constante π.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos, por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias, para que os alunos possam compreender a importância do estudo dos círculos e circunferências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Capacidade dos alunos em estabelecer a relação entre a medida da circunferência e o diâmetro, utilizando a constante π.
  • Criatividade e originalidade dos exemplos práticos criados pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância do estudo dos círculos e circunferências.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na elaboração dos exemplos práticos.
  • Fazer uma revisão do que foi aprendido ao final da aula.
  • Estimular a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos das pessoas que utilizam objetos circulares em seu cotidiano.
  • Trabalhar em grupo para criar exemplos práticos de objetos que utilizam a constante π em seu cálculo.
  • Apresentar os exemplos práticos criados para a turma.
  • Participar da discussão em grupo sobre a importância do estudo dos círculos e circunferências.