Aula sobre Introducao A Circulos E Circunferencia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a geometria é uma área da matemática que estuda as formas e as medidas dos objetos. Nesta aula, vamos estudar os círculos e as circunferências, que são figuras geométricas muito presentes em nosso cotidiano, como nas rodas de bicicleta, nos relógios, nas pizzas, entre outros. Vamos aprender sobre a medida da circunferência e como ela está relacionada com o número π.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre círculos e circunferência e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente o tema da aula e explicar como será a metodologia utilizada. Eles deverão criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, para registrar suas aprendizagens ao longo da aula.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem problemas envolvendo círculos e circunferência, utilizando diferentes estratégias, como tabelas, gráficos e regra de três simples. Entregue a lista de exercício previamente montada por você e, circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Registros

    Os alunos irão registrar suas aprendizagens no _template_ de registro de aprendizagem, preenchendo o campo de ‘Check-out’. Recolha os _templates_ para avaliação.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado. Aproveite o momento para apresentar exemplos práticos e didáticos sobre círculos e circunferência, como receitas culinárias, cálculos de velocidade média em viagens, entre outros.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre introdução a círculos e circunferência e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa envolvendo cálculos de círculos e circunferências, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o checkout trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Correção dos cálculos realizados pelos alunos na atividade em grupo.
  • Registro adequado das reflexões dos alunos no _template_ de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Registrar adequadamente as reflexões no _template_ de registro de aprendizagem.
  • Pesquisar exemplos de círculos e circunferências em seu cotidiano (tarefa de casa, opcional).