Aula sobre Introducao A Circulos E Circunferencia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que a geometria é uma área da matemática que estuda as formas e as medidas dos objetos. Nesta aula, vamos estudar os círculos e circunferências, que são figuras geométricas muito presentes em nosso cotidiano, como nas rodas de bicicleta, nas pizzas, nos relógios, entre outros. Os alunos irão aprender sobre a definição de círculo e circunferência, suas propriedades e como calcular a medida de uma circunferência usando a razão entre a medida da circunferência e seu diâmetro, que é representada pela letra grega π.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância dos círculos e circunferências em nosso cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Definição de círculo e circunferência

    Apresente a definição de círculo e circunferência, suas propriedades e como calcular a medida de uma circunferência usando a razão entre a medida da circunferência e seu diâmetro, que é representada pela letra grega π. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um tema para criar o jogo de perguntas e afirmações. Estimule a criatividade dos alunos nesse momento.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar as perguntas e afirmações do seu jogo sobre o tema escolhido, utilizando exemplos práticos e didáticos para auxiliar na compreensão dos colegas. Auxilie na montagem e na organização dos jogos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas, tirando dúvidas e compartilhando conhecimentos. Estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância dos círculos e circunferências e da metodologia ativa ‘Gamificação’. Colha feedback dos alunos sobre o que eles aprenderam sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos alunos.
  • Participação dos alunos durante a apresentação dos jogos.
  • Compreensão dos conceitos estudados durante a discussão em grupo.
  • Participação dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos círculos e circunferências em nosso cotidiano.
  • Auxiliar os grupos na criação do jogo.
  • Estimular a participação dos alunos durante a aula.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos estudados.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações sobre o tema.
  • Participar da apresentação dos jogos.
  • Discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas.
  • Participar ativamente durante a aula.