Aula sobre Introducao A Circulos E Circunferencia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre círculos e circunferências. Os círculos são formas geométricas que aparecem em muitos lugares ao nosso redor, como rodas de bicicleta, relógios, CDs e pizzas. Já a circunferência é a linha curva que delimita o círculo. Vamos entender como calcular a medida da circunferência e como o número π é importante para isso. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos círculos e circunferências no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique como a metodologia ‘Rotação por estações’ irá funcionar.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Medida da circunferência

    Nesta estação, os alunos irão aprender como calcular a medida da circunferência utilizando a fórmula C = 2πr. Mostre exemplos práticos e os alunos irão realizar exercícios para fixar o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - História do número π

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a história do número π e como ele foi descoberto. Apresente curiosidades sobre o número e os alunos irão realizar atividades para fixar o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicações dos círculos e circunferências

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as aplicações dos círculos e circunferências no cotidiano, como na construção de rodas de carro, na criação de objetos circulares e na arquitetura. Mostre exemplos práticos e os alunos terão que elencar mais situações em que o tema é aplicado.

  5. Etapa 5 - Socialização dos resultados

    Ao final das atividades, os grupos irão socializar os resultados obtidos em cada estação. Medie a discussão e fazer as considerações finais.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conteúdo apresentado.
  • Habilidade em aplicar a fórmula para calcular a medida da circunferência.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades propostas com atenção e dedicação.
  • Compartilhar o que aprendeu com os colegas.