Aula sobre Introducao A Circulos E Circunferencia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que os alunos irão aprender sobre círculos e circunferências. Esses conceitos são muito importantes na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do nosso cotidiano, como em rodas de bicicleta, relógios, discos, entre outros. O objetivo da aula é que os estudantes compreendam a relação entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, estabelecendo o número π, e consigam resolver problemas relacionados a esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizar a importância dos círculos e circunferências na Matemática e no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão estudar previamente o tema e pesquisar sobre círculos e circunferências, utilizando materiais disponibilizados pelo professor, como vídeos, textos e exercícios. Mostre exemplos práticos de como os círculos e circunferências são utilizados no cotidiano, como em rodas de bicicleta, relógios, discos, entre outros. Os alunos também poderão apresentar exemplos que encontraram durante a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade e auxilie os alunos durante a criação do _template_.

  4. Etapa 4 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de círculos e circunferências com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  5. Etapa 5 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamproblemas entre círculos e circunferência. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Os alunos irão resolver problemas relacionados ao tema, utilizando a relação entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro e estabelecendo o número π. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer a relação entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas.
  • Estimular a pesquisa e o estudo prévio dos alunos sobre o tema.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do_template_.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do _template_.
  • Apresentação clara e objetiva do _template_.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Estudo prévio e pesquisa sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação e a discussão em sala de aula.
  • Propor problemas desafiadores para os alunos resolverem.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.

Ações do aluno

  • Estudar previamente o tema e pesquisar sobre círculos e circunferências.
  • Criar um mapa conceitual claro e objetivo.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.