Aula sobre Introducao A Fracoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de tempo e distância, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a introdução às frações, que são representações de partes de um todo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente brevemente o tema "Introdução às frações" e explique aos alunos o objetivo da aula: identificar e resolver problemas sobre a matéria. Para ajudá-los a entender melhor o conceito, cite um problema cotidiano como, por exemplo: "Um bolo deve ser dividido igualmente entre 4 alunos, qual fração representa a parte que cada um ganhará?". Com os alunos, registre no quadro perguntas que possam ajudar a resolver este problema: “Por onde devemos começar para resolver o problema?", ”Mais alguém com alguma outra ideia ou solução?”.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos para que juntos possam discutir e resolver o problema. Peça ao grupo que organizem, conforme o modelo, um diário de bordo para registrar o problema, as alternativas para solucioná-lo e a solução final escolhida.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Estimule o grupo a discutir sobre como resolver a situação-problema apresentada. Destaque a importância de registrar as ideias no diário de bordo. Oriente os grupos a criarem esses tópicos no diário de bordo: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem levantar hipóteses apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos.

  4. Etapa 4 - Seleção de alternativas

    Após a etapa de geração de alternativas, o grupo precisa, em comum acordo, selecionar a alternativa que contenha a fração mais adequada para representar a situação-problema. Nesta etapa, os estudantes precisam registrar no diário de bordo os argumentos que ajudam a defender esta alternativa como a melhor solução para o problema apresentado. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Solução

    Peça aos alunos para resolverem a situação-problema apresentada, utilizando o problema de fração selecionada na etapa anterior, como também, uma ou mais exercício sobre o tema escolhida por eles. Importante orientá-los a deixar estas resoluções registradas no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para toda a turma os registros do diário de bordo e a solução escolhida para resolver o problema. A apresentação terá duração de 15 minutos, acrescidos de mais 5 minutos para perguntas e dúvidas. Todos os membros do grupo devem participar ativamente da apresentação. Medie sempre que necessário as considerações levantadas pelos demais grupos para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e conclusão

    Proponha uma avaliação em pares aos alunos, de maneira que eles possam avaliar o desempenho coletivo do grupo, considerando os seguintes itens: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A avaliação deve considerar uma escala de 1 a 5, sendo 1 (muito baixo) e 5 (muito alto). Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a pesquisa e a criação de exemplos práticos e didáticos.
  • Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Pesquisar e criar exemplos práticos e didáticos.
  • Apresentar os exemplos para os colegas.
  • Avaliar os colegas utilizando o template de avaliação por pares.