Aula sobre Introducao A Fracoes
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de tempo e distância, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a introdução às frações, que são representações de partes de um inteiro.
Etapa 1 - Entender
Apresente o conceito de frações, explicando que elas representam partes de um inteiro. Serão utilizados exemplos práticos, como dividir uma pizza em fatias iguais e representar cada fatia como uma fração.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão desenhar e escrever exemplos de frações em situações cotidianas, como, por exemplo, dividir uma barra de chocolate em partes iguais. Peça para usarem a criatividade neste momento.Etapa 3 - Decidir
Em grupos, os alunos irão discutir e escolher um exemplo de fração para trabalhar em equipe. Eles deverão decidir como representar a fração de forma clara e objetiva. Circule pela sala auxiliando os alunos.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar um protótipo da representação da fração escolhida, utilizando materiais como papel, lápis de cor e régua disponibilizados pelo professor.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como chegaram à representação da fração escolhida. Os alunos irão comparar e ordenar as frações apresentadas, identificando frações equivalentes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Design Sprint.
- Promover a aplicação prática do conceito de frações em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de frações.
- Participação ativa na criação do _template_ de design sprint.
- Qualidade da representação da fração escolhida.
- Habilidade em comparar e ordenar frações.
- Colaboração e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de frações de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do _template_ de design sprint.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e fornecer feedbacks.
- Promover a discussão e a reflexão sobre as frações apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do _template_ de design sprint.
- Escolher e representar uma fração de forma clara e objetiva.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Apresentar o protótipo da representação da fração escolhida.
- Comparar e ordenar as frações apresentadas pelos grupos.