Aula sobre Introducao A Fracoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de tempo e distância, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a introdução às frações, que são representações de partes de um inteiro.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de frações, explicando que elas representam partes de um inteiro. Serão utilizados exemplos práticos, como dividir uma pizza em fatias iguais e representar cada fatia como uma fração.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão desenhar e escrever exemplos de frações em situações cotidianas, como, por exemplo, dividir uma barra de chocolate em partes iguais. Peça para usarem a criatividade neste momento.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupos, os alunos irão discutir e escolher um exemplo de fração para trabalhar em equipe. Eles deverão decidir como representar a fração de forma clara e objetiva. Circule pela sala auxiliando os alunos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo da representação da fração escolhida, utilizando materiais como papel, lápis de cor e régua disponibilizados pelo professor.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como chegaram à representação da fração escolhida. Os alunos irão comparar e ordenar as frações apresentadas, identificando frações equivalentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Design Sprint.
  • Promover a aplicação prática do conceito de frações em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de frações.
  • Participação ativa na criação do _template_ de design sprint.
  • Qualidade da representação da fração escolhida.
  • Habilidade em comparar e ordenar frações.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de frações de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do _template_ de design sprint.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e fornecer feedbacks.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre as frações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do _template_ de design sprint.
  • Escolher e representar uma fração de forma clara e objetiva.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o protótipo da representação da fração escolhida.
  • Comparar e ordenar as frações apresentadas pelos grupos.