Aula sobre Introducao A Fracoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de tempo e distância, entre outras. Nesta aula, vamos introduzir o conceito de frações e trabalhar com a ideia de partes de um inteiro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de frações e explique como elas podem ser usadas em situações cotidianas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor como as frações podem ser aplicadas em suas vidas e como elas podem ser úteis em diferentes situações.

  3. Etapa 3 - Identificação de frações em objetos do cotidiano

    Os alunos irão identificar frações em objetos do cotidiano, como uma pizza dividida em fatias ou um relógio dividido em horas. O objetivo é que os alunos possam compreender melhor como as frações estão presentes em suas vidas e como elas podem ser úteis em diferentes situações.

  4. Etapa 4 - Comparação de frações

    Os alunos irão comparar frações e identificar qual é maior ou menor. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  5. Etapa 5 - Ordenação de frações

    Os alunos irão ordenar frações do menor para o maior ou do maior para o menor. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  6. Etapa 6 - Identificação de frações equivalentes

    Os alunos irão identificar frações equivalentes e compreender como elas podem ser úteis em diferentes situações. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado e responda às dúvidas dos alunos. Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar conceitos matemáticos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de frações.
  • Habilidade em identificar frações em objetos do cotidiano.
  • Habilidade em comparar e ordenar frações.
  • Habilidade em identificar frações equivalentes.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de frações de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a compreensão dos alunos.
  • Propor exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.
  • Fazer uma revisão do conteúdo apresentado e responder às dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar frações em objetos do cotidiano.
  • Comparar e ordenar frações.
  • Identificar frações equivalentes.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.