Aula sobre Introducao A Fracoes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de tempo e distância, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a introdução às frações, que são representações de partes de um todo. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o que são frações, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações. Cada grupo deverá passar por todas as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Frações como partes de um todo
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com figuras geométricas e identificar frações que representam partes de um todo. Disponibilize algumas figuras geométricas para que os alunos possam dividi\-las em partes iguais e identificar as frações correspondentes.Etapa 3 - Estação 2 - Frações como resultado de divisão
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com problemas que envolvem a divisão de um todo em partes iguais. Disponibilize alguns problemas para que os alunos possam identificar as frações correspondentes.Etapa 4 - Estação 3 - Frações equivalentes
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com frações equivalentes, ou seja, frações que representam a mesma quantidade. Disponibilize algumas frações para que os alunos possam identificar as frações equivalentes.Etapa 5 - Sistematização
Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula e reforce a importância das frações na vida cotidiana.Etapa 6 - Conclusão
Reúna a turma e fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas. Coleta feedbacks da atividade com os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a interação entre os alunos e a troca de experiências.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das frações correspondentes.
- Compreensão dos conceitos de frações como partes de um todo e resultado de divisão.
- Identificação correta de frações equivalentes.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Colaboração com os colegas de grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar materiais e atividades que estimulem a participação ativa dos alunos.
- Estimular a interação entre os alunos e a troca de experiências.
- Fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Identificar corretamente as frações correspondentes.
- Compreender os conceitos de frações como partes de um todo e resultado de divisão.
- Identificar corretamente as frações equivalentes.