Aula sobre Introducao A Fracoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de tempo e distância, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a introdução às frações, que são representações de partes de um todo. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que são frações, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações. Cada grupo deverá passar por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Frações como partes de um todo

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com figuras geométricas e identificar frações que representam partes de um todo. Disponibilize algumas figuras geométricas para que os alunos possam dividi\-las em partes iguais e identificar as frações correspondentes.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Frações como resultado de divisão

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com problemas que envolvem a divisão de um todo em partes iguais. Disponibilize alguns problemas para que os alunos possam identificar as frações correspondentes.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Frações equivalentes

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com frações equivalentes, ou seja, frações que representam a mesma quantidade. Disponibilize algumas frações para que os alunos possam identificar as frações equivalentes.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula e reforce a importância das frações na vida cotidiana.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Reúna a turma e fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas. Coleta feedbacks da atividade com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação entre os alunos e a troca de experiências.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das frações correspondentes.
  • Compreensão dos conceitos de frações como partes de um todo e resultado de divisão.
  • Identificação correta de frações equivalentes.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais e atividades que estimulem a participação ativa dos alunos.
  • Estimular a interação entre os alunos e a troca de experiências.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Identificar corretamente as frações correspondentes.
  • Compreender os conceitos de frações como partes de um todo e resultado de divisão.
  • Identificar corretamente as frações equivalentes.