Aula sobre Introducao A Fracoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de tempo e distância, entre outras. O objetivo é que os alunos compreendam, comparem e ordenem frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Etapa 1 - Pré-aula
Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de frações e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 3 - Exposição do conteúdo
Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de frações com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.Etapa 4 - Resolução de Problemas
Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamproblemas entre frações. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Tarefa de casa
Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Correção dos exercícios práticos.
- Reflexão sobre o que foi aprendido na aula e como pode ser aplicado em situações cotidianas.
Ações do professor
- Preparar o vídeo explicativo sobre frações.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Corrigir os exercícios práticos.
- Fazer a revisão dos conceitos apresentados pelos grupos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre frações antes da aula.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Realizar os exercícios práticos.
- Apresentar suas respostas e participar da correção coletiva.
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula e como pode ser aplicado em situações cotidianas.