Introdução á música

Nessa aula de Arte vamos começar a explorar mais o universo da música! Com certeza existe algum estilo musical que você não se cansa de ouvir, não é?


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O gosto musical das pessoas é diferente. A gente pode gostar só de um tipo de música ou de vários tipos, mas é importante se abrir pra descobrir novos estilos musicais. Quais estilos musicais têm origem no Brasil?

    A) Sertanejo e samba.

    B) Funk e rap.

    C) Rock e MPB.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela está presente em todas as culturas, em todos os momentos da história e em todas as esferas da vida social. A música é capaz de emocionar, inspirar, divertir, informar e transformar as pessoas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos à música, mostrando sua importância e diversidade. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
    Atividade completa
  4. 4. Cultura Maker:

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e até mesmo influenciar comportamentos. Nesta atividade, vamos explorar a introdução à música, identificando e analisando diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
    Atividade completa
  5. 5. Ensino Híbrido:

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em festas, cerimônias religiosas, filmes, novelas, comerciais, entre outros. Nesta atividade, vamos trabalhar a introdução à música, visando identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente, seja em um simples toque de celular ou em um show de uma banda famosa. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, no qual os alunos irão se dividir em grupos, escolher um tema relacionado à música e apresentar soluções para um problema identificado. Essa atividade irá aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, presente em todas as sociedades humanas. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e conectar pessoas de diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e suas características. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e assim desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa atividade, os alunos irão aprimorar sua capacidade de apreciação da estética musical e entender como a música pode ser uma forma de expressão e conexão.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela está presente em todas as culturas e é capaz de transmitir emoções, sentimentos e ideias. Nesta atividade, vamos explorar a introdução à música, identificando e analisando diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: