Aula sobre Introducao A Musica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela está presente em todas as culturas, em todos os momentos da história e em todas as esferas da vida social. A música é capaz de emocionar, inspirar, divertir, informar e transformar as pessoas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos à música, mostrando sua importância e diversidade. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela está presente em todas as culturas, em todos os momentos da história e em todas as esferas da vida social. A música é capaz de emocionar, inspirar, divertir, informar e transformar as pessoas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos à música, mostrando sua importância e diversidade. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, contextualizando com exemplos práticos e didáticos. Pode-se utilizar vídeos, imagens, músicas e outros recursos para despertar o interesse dos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir sobre a importância da música em suas vidas, os diferentes estilos musicais que conhecem e como a música pode ser utilizada em diferentes contextos sociais e culturais. Cada grupo deve registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve escolher um estilo musical para pesquisar e analisar. Eles devem buscar informações sobre a origem, as características, os principais artistas e as principais obras do estilo escolhido. Cada grupo deve registrar suas descobertas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides, vídeos e músicas. Eles devem contextualizar o estilo musical escolhido no tempo e no espaço e destacar suas principais características e influências.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os estilos musicais apresentados. Eles devem registrar suas reflexões no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Síntese individual

    Cada aluno deve fazer uma síntese individual sobre o que aprendeu na atividade, destacando as principais informações e reflexões registradas no diário de bordo.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, levando em conta a participação nas discussões em grupo, a qualidade das pesquisas e apresentações, a capacidade de contextualizar e analisar os estilos musicais e a síntese individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, discutindo, pesquisando e apresentando informações sobre o tema.
  • Despertar o interesse dos alunos pela música, mostrando sua importância e diversidade.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade das pesquisas e apresentações.
  • Capacidade de contextualizar e analisar os estilos musicais.
  • Síntese individual sobre o que foi aprendido na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e envolvente.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar as pesquisas de forma responsável e organizada.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Registrar as reflexões e aprendizados no diário de bordo.
  • Fazer a síntese individual sobre o que foi aprendido na atividade.