Aula sobre Introducao A Musica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e até mesmo influenciar comportamentos. Nesta atividade, vamos explorar a introdução à música, identificando e analisando diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e até mesmo influenciar comportamentos. Nesta atividade, vamos explorar a introdução à música, identificando e analisando diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, contextualizando a importância da música na cultura e na história da humanidade. É importante que os alunos sejam instigados a refletir sobre a relação que eles têm com a música em seu cotidiano.

  3. Etapa 3 - Identificação de diferentes estilos musicais

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um estilo musical para pesquisar e apresentar para a turma. Eles devem identificar as características do estilo, sua origem, principais artistas e obras.

  4. Etapa 4 - Contextualização dos estilos musicais

    Cada grupo deve apresentar seu estilo musical para a turma, contextualizando-o no tempo e no espaço. É importante que os alunos compreendam como a música reflete a cultura e a sociedade em que é produzida.

  5. Etapa 5 - Análise e apreciação musical

    Selecione algumas músicas de diferentes estilos para serem ouvidas pela turma. Os alunos devem analisar as características de cada música e expressar suas opiniões utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Criação de uma playlist colaborativa

    Os alunos devem criar uma playlist colaborativa com músicas de diferentes estilos, que representem a diversidade cultural e musical do grupo. Eles devem justificar a escolha de cada música utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Apresentação da playlist

    Cada grupo deve apresentar sua playlist para a turma, justificando as escolhas feitas e contextualizando as músicas no tempo e no espaço.

  8. Etapa 8 - Avaliação da atividade

    Os alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Contextualizar a música no tempo e no espaço.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta das características dos estilos musicais pesquisados.
  • Justificativa coerente das escolhas feitas na criação da playlist colaborativa.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e instigante.
  • Orientar os alunos na pesquisa e apresentação dos estilos musicais.
  • Selecionar as músicas para análise e apreciação musical.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e coerente.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente as características dos estilos musicais pesquisados.
  • Justificar as escolhas feitas na criação da playlist colaborativa.
  • Utilizar adequadamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Respeitar as opiniões e contribuições dos colegas de grupo.