Aula sobre Introducao A Musica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, presente em todas as sociedades humanas. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e conectar pessoas de diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e suas características. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e assim desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa atividade, os alunos irão aprimorar sua capacidade de apreciação da estética musical e entender como a música pode ser uma forma de expressão e conexão.
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, presente em todas as sociedades humanas. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e conectar pessoas de diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e suas características. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e assim desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa atividade, os alunos irão aprimorar sua capacidade de apreciação da estética musical e entender como a música pode ser uma forma de expressão e conexão.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a metodologia Design Sprint. Em seguida, peça para que os alunos se organizem em grupos de no máximo 5 pessoas.Etapa 3 - Entender
Os alunos deverão pesquisar sobre diferentes estilos musicais, suas origens, características e principais representantes. Eles podem utilizar livros, revistas, internet ou outras fontes de pesquisa. Esteja disponível para ajudar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Esboçar
Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos deverão esboçar um mapa mental ou um esquema que represente as informações mais importantes sobre cada estilo musical. Incentive a criatividade e a organização das informações.Etapa 5 - Decidir
Os grupos deverão escolher um estilo musical para aprofundar o estudo e criar uma apresentação sobre ele. Eles devem justificar a escolha e apresentar um roteiro para a apresentação.Etapa 6 - Prototipar
Com base no roteiro criado na etapa anterior, os grupos deverão criar uma apresentação sobre o estilo musical escolhido. Eles podem utilizar recursos audiovisuais, como vídeos, imagens e músicas. Incentive a criatividade e a qualidade da apresentação.Etapa 7 - Testar
Os grupos deverão apresentar suas criações para a turma. Após cada apresentação, os alunos devem fazer perguntas e comentários sobre o estilo musical apresentado. Incentive a participação e o respeito às opiniões dos colegas.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando o mundo da música.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e organização de informações.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de apreciação da estética musical.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentação.
Critérios de avaliação
- Qualidade da pesquisa e organização das informações.
- Criatividade e qualidade da apresentação.
- Capacidade de apreciação da estética musical.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Capacidade de apresentação oral e argumentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
- Estar disponível para ajudar e tirar dúvidas dos alunos.
- Incentivar a criatividade e a qualidade das apresentações.
- Estimular a participação e o respeito às opiniões dos colegas.
- Fazer uma conclusão sobre a atividade e destacar os principais aprendizados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre diferentes estilos musicais.
- Esboçar um mapa mental ou um esquema que represente as informações mais importantes sobre cada estilo musical.
- Escolher um estilo musical para aprofundar o estudo e criar uma apresentação sobre ele.
- Criar uma apresentação sobre o estilo musical escolhido.
- Participar das apresentações dos colegas e fazer perguntas e comentários sobre o estilo musical apresentado.