Aula sobre Introducao A Musica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, presente em todas as sociedades humanas. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e conectar pessoas de diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e suas características. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e assim desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa atividade, os alunos irão aprimorar sua capacidade de apreciação da estética musical e entender como a música pode ser uma forma de expressão e conexão.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, presente em todas as sociedades humanas. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e conectar pessoas de diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e suas características. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e assim desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa atividade, os alunos irão aprimorar sua capacidade de apreciação da estética musical e entender como a música pode ser uma forma de expressão e conexão.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a metodologia Design Sprint. Em seguida, peça para que os alunos se organizem em grupos de no máximo 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos deverão pesquisar sobre diferentes estilos musicais, suas origens, características e principais representantes. Eles podem utilizar livros, revistas, internet ou outras fontes de pesquisa. Esteja disponível para ajudar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos deverão esboçar um mapa mental ou um esquema que represente as informações mais importantes sobre cada estilo musical. Incentive a criatividade e a organização das informações.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos deverão escolher um estilo musical para aprofundar o estudo e criar uma apresentação sobre ele. Eles devem justificar a escolha e apresentar um roteiro para a apresentação.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Com base no roteiro criado na etapa anterior, os grupos deverão criar uma apresentação sobre o estilo musical escolhido. Eles podem utilizar recursos audiovisuais, como vídeos, imagens e músicas. Incentive a criatividade e a qualidade da apresentação.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os grupos deverão apresentar suas criações para a turma. Após cada apresentação, os alunos devem fazer perguntas e comentários sobre o estilo musical apresentado. Incentive a participação e o respeito às opiniões dos colegas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando o mundo da música.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de apreciação da estética musical.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa e organização das informações.
  • Criatividade e qualidade da apresentação.
  • Capacidade de apreciação da estética musical.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Capacidade de apresentação oral e argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Estar disponível para ajudar e tirar dúvidas dos alunos.
  • Incentivar a criatividade e a qualidade das apresentações.
  • Estimular a participação e o respeito às opiniões dos colegas.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e destacar os principais aprendizados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes estilos musicais.
  • Esboçar um mapa mental ou um esquema que represente as informações mais importantes sobre cada estilo musical.
  • Escolher um estilo musical para aprofundar o estudo e criar uma apresentação sobre ele.
  • Criar uma apresentação sobre o estilo musical escolhido.
  • Participar das apresentações dos colegas e fazer perguntas e comentários sobre o estilo musical apresentado.