Aula sobre Introducao A Musica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em festas, cerimônias religiosas, filmes, novelas, comerciais, entre outros. Nesta atividade, vamos trabalhar a introdução à música, visando identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em festas, cerimônias religiosas, filmes, novelas, comerciais, entre outros. Nesta atividade, vamos trabalhar a introdução à música, visando identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Apresente o tema e os objetivos da atividade, e peça para que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Introdução à música

    Apresente uma breve história da música, destacando sua importância cultural e social. Em seguida, apresente alguns dos principais elementos da música, como ritmo, melodia e harmonia, e como eles se relacionam entre si.

  4. Etapa 4 - Estilos musicais

    Apresente alguns dos principais estilos musicais, como rock, samba, jazz, música clássica, entre outros. Para cada estilo, serão apresentados exemplos de músicas e artistas que representam o estilo, bem como sua origem e características principais.

  5. Etapa 5 - Contextualização no tempo e no espaço

    Os alunos irão escolher um dos estilos musicais apresentados e pesquisar sobre sua origem, contexto histórico e cultural, principais artistas e músicas representativas. Em seguida, irão criar uma apresentação em grupo para compartilhar suas descobertas com a turma.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão registrar suas aprendizagens e reflexões sobre o tema, comparando suas expectativas iniciais com o que foi aprendido na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da música na cultura e na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar e acompanhar as atividades dos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
  • Pesquisar sobre um dos estilos musicais apresentados e criar uma apresentação em grupo.
  • Registrar suas aprendizagens e reflexões sobre o tema.