Aula sobre Introducao A Musica
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente, seja em um simples toque de celular ou em um show de uma banda famosa. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, no qual os alunos irão se dividir em grupos, escolher um tema relacionado à música e apresentar soluções para um problema identificado. Essa atividade irá aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente, seja em um simples toque de celular ou em um show de uma banda famosa. Nesta atividade, vamos introduzir os alunos ao mundo da música, apresentando diferentes estilos musicais e contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, no qual os alunos irão se dividir em grupos, escolher um tema relacionado à música e apresentar soluções para um problema identificado. Essa atividade irá aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical, além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Introdução à música" e contextualize a importância da música em nossa sociedade. Utilize exemplos de diferentes estilos musicais e suas características.Etapa 3 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos irão se dividir em grupos e escolher um tema relacionado à música para trabalhar durante a atividade de Estudo de Caso.Etapa 4 - Identificação do problema
Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma. Auxilie os alunos na definição do problema.Etapa 5 - Levantamento de dados
Os grupos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis de informação.Etapa 6 - Análise do contexto
Os grupos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Auxilie os alunos na reflexão sobre o contexto em que o problema ocorre.Etapa 7 - Comparação
Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar para a turma. Incentive os alunos a fazerem uma análise crítica dos dados apresentados.Etapa 8 - Soluções
Cada grupo irá apresentar soluções para o problema identificado e discutir com a turma. Incentive os alunos a pensar em soluções criativas e inovadoras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a capacidade de pesquisa e análise crítica dos alunos.
- Incentivar a criatividade e a inovação na busca por soluções para problemas relacionados à música.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Análise crítica dos dados apresentados pelos grupos.
- Criatividade e inovação na apresentação das soluções para o problema identificado.
- Coerência e clareza na apresentação das soluções.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas relacionados à música.
- Incentivar a busca por fontes confiáveis de informação durante as pesquisas e entrevistas.
- Estimular a reflexão crítica sobre os dados apresentados pelos grupos.
- Auxiliar os alunos na apresentação das soluções para o problema identificado.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos durante todo o processo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar pesquisas e entrevistas de forma responsável e ética.
- Analisar criticamente os dados coletados.
- Apresentar soluções criativas e inovadoras para o problema identificado.
- Apresentar as soluções de forma clara e coerente para a turma.