Aula sobre Introducao A Musica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela está presente em todas as culturas e é capaz de transmitir emoções, sentimentos e ideias. Nesta atividade, vamos explorar a introdução à música, identificando e analisando diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela está presente em todas as culturas e é capaz de transmitir emoções, sentimentos e ideias. Nesta atividade, vamos explorar a introdução à música, identificando e analisando diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema, contextualizando a importância da música na cultura e na sociedade. Em seguida, irá apresentar os objetivos da atividade e como será desenvolvida a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  3. Etapa 3 - Identificação de estilos musicais

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá pesquisar sobre um estilo musical diferente. Eles deverão identificar as principais características do estilo, sua origem, seus principais representantes e como ele se desenvolveu ao longo do tempo.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Cada grupo irá apresentar seu estilo musical para a turma e, em seguida, será aberto um debate crítico, no qual os alunos deverão avaliar e comparar os diferentes estilos musicais apresentados. Eles deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação final

    Cada grupo deverá apresentar um resumo do debate crítico e suas conclusões sobre os diferentes estilos musicais. Faça uma síntese das principais ideias apresentadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos deverão escolher um estilo musical e criar uma lista de reprodução com as principais músicas do estilo. Eles deverão justificar a escolha das músicas e apresentar para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância da música na cultura e na sociedade. Reforce os principais objetivos da atividade e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) pode ser aplicada em outras atividades práticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a capacidade crítica e reflexiva dos alunos em relação à estética musical.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das principais características do estilo musical pesquisado.
  • Contextualização do estilo musical no tempo e no espaço.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Justificativa coerente para a escolha das músicas na atividade prática.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os diferentes estilos musicais.
  • Mediar o debate crítico e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar as atividades dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da música na cultura e na sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um estilo musical e identificar suas principais características.
  • Participar ativamente do debate crítico, utilizando o modelo de avaliação por rubrica.
  • Escolher um estilo musical e criar uma lista de reprodução com as principais músicas do estilo.
  • Justificar a escolha das músicas na atividade prática.
  • Colaborar e trabalhar em equipe com os demais integrantes do grupo.