Aula sobre Introducao A Porcentagens

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A porcentagem é uma das principais ferramentas da matemática financeira e está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em promoções de lojas, cálculo de juros em empréstimos e financiamentos, entre outros. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de porcentagem e aprenderão a calcular acréscimos e decréscimos simples utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o conceito de porcentagem e sua importância na matemática financeira. Serão apresentados exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagem.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema que envolve porcentagem para ser resolvido em conjunto. Oriente os alunos a utilizarem estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora para resolver o problema.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará sua solução para o problema. Faça uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em duplas

    Os alunos serão divididos em duplas e receberão um problema que envolve porcentagem para ser resolvido em conjunto. Oriente os alunos a utilizarem estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora para resolver o problema.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada dupla apresentará sua solução para o problema. Faça uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 4 para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora na resolução dos problemas.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na utilização das estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora na resolução dos problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Fazer uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Utilizar corretamente as estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora na resolução dos problemas.
  • Utilizar corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.