Aula sobre Introducao A Porcentagens
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A porcentagem é uma das ferramentas mais utilizadas em nosso cotidiano, seja em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de porcentagem e aprenderão a calcular acréscimos e decréscimos simples. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em porcentagem e como ela é utilizada no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a porcentagem é aplicada em situações financeiras.Etapa 2 - Conceito de porcentagem
Explique o conceito de porcentagem e como ela é representada matematicamente. Em seguida, apresente exemplos de como calcular porcentagens simples.Etapa 3 - Acréscimos e decréscimos simples
Apresente exemplos práticos de como calcular acréscimos e decréscimos simples utilizando porcentagens. Os alunos serão incentivados a resolver problemas e a criar situações hipotéticas para aplicar o conceito.Etapa 4 - Registro de aprendizagem
Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar o template e como ele será utilizado nas próximas aulas.Etapa 5 - Aplicação prática
Os alunos serão divididos em grupos e receberão situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem e calcular acréscimos e decréscimos simples. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 6 - Socialização
Cada grupo apresentará suas soluções. Faça uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula e incentive os alunos a continuarem praticando o cálculo de porcentagens em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens simples.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.
- Incentivar a colaboração entre os alunos na resolução de problemas em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular porcentagens simples.
- Participação dos alunos na criação de situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.
- Colaboração dos alunos na resolução de problemas em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de como a porcentagem é aplicada no cotidiano.
- Explicar o conceito de porcentagem e como ela é representada matematicamente.
- Auxiliar os alunos na criação de situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula, tirando dúvidas e fazendo perguntas.
- Criar situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.
- Colaborar com os colegas na resolução de problemas em grupo.