Aula sobre Introducao A Porcentagens

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A porcentagem é uma das ferramentas mais utilizadas em nosso cotidiano, seja em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de porcentagem e aprenderão a calcular acréscimos e decréscimos simples. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em porcentagem e como ela é utilizada no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a porcentagem é aplicada em situações financeiras.

  2. Etapa 2 - Conceito de porcentagem

    Explique o conceito de porcentagem e como ela é representada matematicamente. Em seguida, apresente exemplos de como calcular porcentagens simples.

  3. Etapa 3 - Acréscimos e decréscimos simples

    Apresente exemplos práticos de como calcular acréscimos e decréscimos simples utilizando porcentagens. Os alunos serão incentivados a resolver problemas e a criar situações hipotéticas para aplicar o conceito.

  4. Etapa 4 - Registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar o template e como ele será utilizado nas próximas aulas.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem e calcular acréscimos e decréscimos simples. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo apresentará suas soluções. Faça uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula e incentive os alunos a continuarem praticando o cálculo de porcentagens em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens simples.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.
  • Incentivar a colaboração entre os alunos na resolução de problemas em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular porcentagens simples.
  • Participação dos alunos na criação de situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.
  • Colaboração dos alunos na resolução de problemas em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de como a porcentagem é aplicada no cotidiano.
  • Explicar o conceito de porcentagem e como ela é representada matematicamente.
  • Auxiliar os alunos na criação de situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, tirando dúvidas e fazendo perguntas.
  • Criar situações hipotéticas para aplicar o conceito de porcentagem.
  • Colaborar com os colegas na resolução de problemas em grupo.