Aula sobre Introducao A Porcentagens
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A porcentagem é uma das principais ferramentas matemáticas utilizadas no cotidiano das pessoas. Ela está presente em diversas situações, como em promoções de lojas, cálculo de juros em empréstimos, descontos em compras, entre outras. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de porcentagem e aprenderão a calcular acréscimos e decréscimos simples utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema e buscar soluções para ele.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o conceito de porcentagem e exemplos práticos de como ela é utilizada no cotidiano. Será explicado como calcular porcentagens utilizando frações e decimais.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado ao uso de porcentagens no cotidiano. Sugira alguns temas, como promoções de lojas, cálculo de juros em empréstimos, descontos em compras, entre outros.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma. Auxilie os alunos na identificação do problema.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.Etapa 5 - Análise do contexto
Com os dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções. Auxilie os alunos na análise dos dados.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 7 - Soluções
Com base nas conclusões apresentadas, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação. Auxilie os alunos na criação do infográfico e disponibilize modelos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em coletar e analisar dados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Qualidade da análise dos dados e das conclusões apresentadas pelos grupos.
- Qualidade do infográfico criado pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos de porcentagem na resolução de problemas.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de porcentagem e exemplos práticos de como ela é utilizada no cotidiano.
- Auxiliar os alunos na identificação do problema e na realização das pesquisas e entrevistas.
- Orientar os alunos na análise dos dados e na criação do infográfico.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar um problema relacionado ao uso de porcentagens no cotidiano.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
- Analisar os dados coletados e apresentar conclusões para a turma.
- Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação.