Aula sobre Introducao A Porcentagens

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A porcentagem é uma das principais ferramentas da matemática financeira e está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em promoções de lojas, cálculo de juros em empréstimos e financiamentos, entre outros. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de porcentagem e aprenderão a calcular acréscimos e decréscimos simples utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo que envolva o tema de porcentagem.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o conceito de porcentagem e sua aplicação no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos “nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para os jogadores e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos terão um tempo determinado pelo professor para criar o jogo utilizando o mapa de registro como guia. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante a criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como a porcentagem está presente no jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos discutirão em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos jogos para trabalhar o tema de porcentagem.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a aprendizagem significativa por meio da gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Compreensão do conceito de porcentagem e sua aplicação no jogo.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de porcentagem e sua aplicação no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a reflexão individual sobre o aprendizado na aula.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Trabalhar em equipe e estimular a criatividade.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Compreender o conceito de porcentagem e sua aplicação no jogo.
  • Refletir individualmente sobre o aprendizado na aula.