Aula sobre Introducao A Porcentagens

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A porcentagem é uma das principais ferramentas da matemática financeira e está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em promoções de lojas, descontos em produtos, juros de empréstimos, entre outros. Nesta aula, vamos aprender sobre a introdução de porcentagens e como utilizá-las em situações práticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das porcentagens no cotidiano. Em seguida, explique como será a metodologia de Rotação por estações e como os alunos irão trabalhar em grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teoria

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre porcentagens e realizarão exercícios de fixação. Disponibilize uma lista de exercícios para que os alunos possam praticar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Jogos

    Nesta estação, os alunos irão jogar jogos educativos que envolvem porcentagens. Disponibilize jogos online ou impressos para que os alunos possam jogar em grupo e praticar o conteúdo de forma lúdica.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação prática

    Nesta estação, os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. Disponibilize exemplos de situações cotidianas que envolvem porcentagens, como descontos em lojas, juros de empréstimos, entre outros. Os alunos irão resolver os problemas em grupo e apresentar as soluções para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a realização das estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e tirar dúvidas. Medie a discussão e esclareça as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão realizar uma avaliação individual sobre o conteúdo trabalhado na aula. Disponibilize uma lista de exercícios para que os alunos possam praticar e avaliar o conhecimento adquirido.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem praticando o conteúdo em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular a aprendizagem de forma lúdica e prática.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que envolvam porcentagens.
  • Participação nas atividades em grupo.
  • Compreensão do conteúdo apresentado.
  • Habilidade em aplicar o conhecimento em situações práticas.
  • Desempenho na avaliação individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das porcentagens no cotidiano.
  • Explicar a metodologia de Rotação por estações e como os alunos irão trabalhar em grupo.
  • Disponibilizar materiais e atividades para que os alunos possam praticar o conteúdo.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer as dúvidas que surgirem.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver os exercícios e jogos propostos.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Participar da discussão em grupo e tirar dúvidas.
  • Realizar a avaliação individual e avaliar o próprio desempenho.