Aula sobre Introducao A Porcentagens
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A porcentagem é uma das principais ferramentas da matemática financeira e está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em promoções de lojas, cálculo de juros em empréstimos, descontos em compras à vista, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar a introdução de porcentagens, mostrando como elas podem ser utilizadas em situações práticas do dia a dia. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre porcentagens e responder a algumas questões sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online de ensino, como o aprendizap.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das porcentagens no cotidiano dos alunos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e apresentar suas ideias para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre porcentagens, como cálculo de descontos em compras, acréscimos em salários, entre outros. Os alunos deverão resolver os problemas propostos e discutir suas soluções em grupo.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão responder a um questionário sobre o tema, com questões objetivas e discursivas. Avalie a compreensão dos alunos sobre o assunto e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão do conteúdo e incentive os alunos a continuarem estudando sobre porcentagens e suas aplicações no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na resolução de problemas práticos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conteúdo sobre porcentagens.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
- Participação ativa na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Habilidade em resolver problemas que envolvam porcentagens.
- Clareza e objetividade nas respostas do questionário de avaliação.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre porcentagens.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o assunto e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
- Fazer uma revisão do conteúdo e incentivar os alunos a continuarem estudando sobre porcentagens e suas aplicações no cotidiano.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre porcentagens e responder às questões propostas.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar suas ideias para a turma.
- Resolver os problemas práticos propostos pelo professor.
- Responder ao questionário de avaliação com clareza e objetividade.