Aula sobre Introducao A Projecao Ortogonal De Figuras Espaciais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A projeção ortogonal é uma técnica utilizada para representar objetos tridimensionais em duas dimensões. É uma habilidade importante para arquitetos, engenheiros e designers, pois permite a criação de desenhos precisos e detalhados de objetos e construções. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à projeção ortogonal de figuras espaciais e aprenderão a reconhecer vistas ortogonais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da projeção ortogonal para a criação de desenhos precisos e detalhados de objetos e construções.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar a projeção ortogonal.

    Exemplo:

    O que ele pensa e sente?

    O que ele fala e faz?

    O que ele escuta?

    O que ele vê?

    Dores:

    Ganhos:


  3. Etapa 3 - Reconhecimento de vistas ortogonais

    Apresente exemplos de figuras espaciais (pirâmides, cilindros, cones) e mostre como identificar as vistas ortogonais de cada figura. Os alunos serão desafiados a identificar as vistas ortogonais de outras figuras espaciais.

  4. Etapa 4 - Desenho em perspectiva

    Os alunos aprenderão a aplicar o conhecimento de vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva. Apresente exemplos práticos e os alunos serão desafiados a desenhar objetos em perspectiva utilizando a projeção ortogonal.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um desenho em perspectiva de um objeto ou construção a utilizando a projeção ortogonal. Eles deverão aplicar o conhecimento adquirido na aula e trabalhar em equipe para criar um desenho preciso e detalhado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará seu desenho em perspectiva para a turma. Avalie a precisão e detalhamento do desenho, bem como a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento de projeção ortogonal.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a projeção ortogonal pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
  • Estimular a criatividade e trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Precisão e detalhamento do desenho em perspectiva.
  • Capacidade dos alunos em identificar vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Participação e trabalho em equipe dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da projeção ortogonal.
  • Apresentar exemplos práticos e desafiar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e trazer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para identificar as necessidades e desafios dos profissionais que utilizam a projeção ortogonal.
  • Identificar vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Trabalhar em equipe para criar um desenho em perspectiva preciso e detalhado.