Aula sobre Introducao A Projecao Ortogonal De Figuras Espaciais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A projeção ortogonal é uma técnica utilizada para representar objetos tridimensionais em duas dimensões. É uma ferramenta importante para arquitetos, engenheiros e designers, pois permite a visualização de objetos complexos em diferentes perspectivas. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à projeção ortogonal de figuras espaciais e aprenderão a reconhecer vistas ortogonais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
Exemplos práticos:
- Figuras espaciais simples, como cubos e pirâmides, e pedir que identifiquem as vistas ortogonais.
- Trazer exemplos de vistas ortogonais de objetos simples, como uma caixa de sapatos.
- Exemplos de desenhos em perspectiva, explicando como a projeção ortogonal é utilizada para criar esses desenhos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da projeção ortogonal na representação de objetos tridimensionais em duas dimensões.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo criará um jogo sobre projeção ortogonal de figuras espaciais, utilizando os recursos analógicos disponíveis. O jogo deverá trazer figuras espaciais simples, como cubos e pirâmides, e exemplos de desenhos em perspectiva. Uma ideia é desenvolver jogo da memória, que traga esse conjunto de informações, ou também tabuleiros que possam trazer a relação das figuras e projeções, importância, exemplos de utilidade.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos terão um tempo determinado para desenvolver o jogo, criando as regras, as perguntas e as ações. Interessante ter pequenas entregas ao longo desse prazo para que se acompanhe a evolução e ajude no desenvolvimento.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas.Etapa 6 - Jogo em grupo
Os alunos jogarão em grupo, testando os jogos criados pelos colegas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a criação e apresentação dos jogos, levando em consideração os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação e apresentação do jogo.
- Qualidade do trabalho.
- Clareza e objetividade na explicação das regras do jogo.
- Desempenho durante o jogo em grupo.
- Habilidade em reconhecer vistas ortogonais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da projeção ortogonal.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a criação e apresentação dos jogos.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação e apresentação do jogo.
- Construir um jogo interessante e com o tema proposto.
- Explicar as regras do jogo de forma clara e objetiva.
- Jogar em grupo e colaborar com os colegas.
- Aplicar o conhecimento de projeção ortogonal na resolução das perguntas e ações do jogo.