Aula sobre Introducao A Projecao Ortogonal De Figuras Espaciais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique aos alunos a sua importância para as profissões que utilizam a projeção ortogonal. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para começar a rotação pelas estações. Todos os grupos deverão passar por todas as estações.Estação 1: Reconhecimento de vistas ortogonais
Nessa estação, os alunos aprenderão a reconhecer as vistas ortogonais de figuras espaciais. Disponibilize algumas imagens de objetos tridimensionais e os alunos deverão identificar as vistas ortogonais correspondentes.
Estação 2: Desenho de figuras em perspectiva
Nessa estação, os alunos aprenderão a desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais. Mostre figuras espaciais e os alunos deverão desenhá-las em perspectiva.
Estação 3: Aplicação prática
Nessa estação, os alunos aplicarão o conhecimento adquirido nas estações anteriores para resolver problemas práticos. Cite algumas situações-problema que envolvam a projeção ortogonal de figuras espaciais e os alunos deverão resolvê-las.
Etapa 2 - Discussão em grupo
Ao final da rotação pelas estações, os alunos se reunirão com osgrupos para discutir o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.Etapa 3 - Encerramento
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentivará os alunos a continuarem explorando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Habilidade dos alunos em desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais.
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Dividir os alunos em grupos para a rotação pelas estações.
- Disponibilizar imagens de objetos tridimensionais para a identificação das vistas ortogonais.
- Disponibilizar figuras espaciais para o desenho em perspectiva.
- Disponibilizar situações-problema para a aplicação prática do conhecimento.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do aluno
- Identificar corretamente as vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.
- Continuar explorando o tema após a aula.