Aula sobre Introducao A Projecao Ortogonal De Figuras Espaciais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando que a projeção ortogonal de figuras espaciais é uma técnica utilizada para representar objetos tridimensionais em duas dimensões. É uma ferramenta importante para arquitetos, engenheiros e designers, pois permite visualizar como um objeto será visto em diferentes perspectivas. Nesta aula, os alunos aprenderão a reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique aos alunos a sua importância para as profissões que utilizam a projeção ortogonal. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para começar a rotação pelas estações. Todos os grupos deverão passar por todas as estações.

    Estação 1: Reconhecimento de vistas ortogonais

    Nessa estação, os alunos aprenderão a reconhecer as vistas ortogonais de figuras espaciais. Disponibilize algumas imagens de objetos tridimensionais e os alunos deverão identificar as vistas ortogonais correspondentes.

    Estação 2: Desenho de figuras em perspectiva

    Nessa estação, os alunos aprenderão a desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais. Mostre figuras espaciais e os alunos deverão desenhá-las em perspectiva.

    Estação 3: Aplicação prática

    Nessa estação, os alunos aplicarão o conhecimento adquirido nas estações anteriores para resolver problemas práticos. Cite algumas situações-problema que envolvam a projeção ortogonal de figuras espaciais e os alunos deverão resolvê-las.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Ao final da rotação pelas estações, os alunos se reunirão com osgrupos para discutir o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Encerramento

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentivará os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Habilidade dos alunos em desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos para a rotação pelas estações.
  • Disponibilizar imagens de objetos tridimensionais para a identificação das vistas ortogonais.
  • Disponibilizar figuras espaciais para o desenho em perspectiva.
  • Disponibilizar situações-problema para a aplicação prática do conhecimento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Desenhar objetos em perspectiva utilizando as vistas ortogonais.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.
  • Continuar explorando o tema após a aula.