Aula sobre Introducao A Projecao Ortogonal De Figuras Espaciais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Exemplos práticos:
- Desenhar uma caixa em perspectiva, utilizando as vistas ortogonais.
- Desenhar um prédio em perspectiva, utilizando as vistas ortogonais.
Etapa 1 - Preparação antes da aula presencial
\- Envie uma apresentação sobre projeção ortogonal e vistas ortogonais de figuras espaciais. Aproveite para utilizar o [material d](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553661350&usg=AOvVaw00gVrXm_50hUdgzfcMQ98m)[o site](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553662030&usg=AOvVaw2Gf7yOf41J-HoBJ1yUDa8_) [a](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553662538&usg=AOvVaw1mHv8gR6KnCYgarVqmH--s)[prendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553662963&usg=AOvVaw1nLAjfWvDR5AChjHkO17Oq), mas se sinta livre para usar qualquer material que acredite que faça mais sentido.\- Os alunos devem ser orientados a estudar o conteúdo antes da aula.
Etapa 2 - Introdução em sala de sala
\- Traga o tema para sala de aula perguntando o que os alunos conseguiram entender sobre projeção ortogonal a partir do material visto em casa.\- Complemente sobre a importância da projeção ortogonal na vida profissional, além de, se necessário, trazer alguma definição importante para melhor entendimento dos alunos.
\- Deixe um tempo da aula para os alunos fazerem perguntas e tirarem dúvidas sobre o assunto.
Etapa 3 - Reconhecimento de vistas ortogonais
\- Divida os alunos em duplas para seguir essa etapa de construção.\- Apresente exemplos de vistas ortogonais de figuras espaciais.
\- Peça para que os alunos identifiquem as vistas ortogonais e desenhem as figuras em perspectiva.
\- Ande pela sala acompanhando as construções e respondendo possíveis dúvidas. Caso seja necessário, faça um exemplo no quadro, para que o entendimento fique ainda mais claro.
Etapa 4 - Aplicação da projeção ortogonal
\- Agora, apresente exemplos de objetos em perspectiva.\- Nesse segundo momento, peça para que os alunos identifiquem as vistas ortogonais e desenhem os objetos em perspectiva.
\- Ande pela sala acompanhando as construções e respondendo possíveis dúvidas. Caso seja necessário, faça um exemplo no quadro, para que o entendimento fique ainda mais claro.
Etapa 5 - Sala de aula invertida
\- Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 6 - Avaliação
\- Os alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.\- Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação.
Etapa 7 - Conclusão
\- Faça uma revisão do conteúdo e tire possíveis dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Desenvolver a habilidade de aplicar a projeção ortogonal para desenhar objetos em perspectiva.
- Desenvolver a habilidade de avaliar a atividade.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das vistas ortogonais.
- Precisão no desenho dos objetos em perspectiva.
- Participação ativa na atividade.
- Troca de aprendizado entre a dupla.
Ações do professor
- Trazer uma apresentação sobre o tema.
- Apresentar exemplos de vistas ortogonais e objetos em perspectiva.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Estudar o conteúdo antes da aula.
- Identificar as vistas ortogonais e desenhar as figuras em perspectiva.
- Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.