Aula sobre Introducao A Projecao Ortogonal De Figuras Espaciais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A projeção ortogonal é uma técnica utilizada para representar objetos tridimensionais em duas dimensões. Pode ser comparada com uma sombra de uma figura. É uma habilidade importante para arquitetos, engenheiros e designers, pois permite que eles criem desenhos precisos de objetos em perspectiva. Nesta aula, os alunos aprenderão a reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Exemplos práticos:

- Desenhar uma caixa em perspectiva, utilizando as vistas ortogonais.

- Desenhar um prédio em perspectiva, utilizando as vistas ortogonais.


  1. Etapa 1 - Preparação antes da aula presencial

    \- Envie uma apresentação sobre projeção ortogonal e vistas ortogonais de figuras espaciais. Aproveite para utilizar o [material d](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553661350&usg=AOvVaw00gVrXm_50hUdgzfcMQ98m)[o site](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553662030&usg=AOvVaw2Gf7yOf41J-HoBJ1yUDa8_) [a](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553662538&usg=AOvVaw1mHv8gR6KnCYgarVqmH--s)[prendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1R04GlZcidvEpT1e67KbXd?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553662963&usg=AOvVaw1nLAjfWvDR5AChjHkO17Oq), mas se sinta livre para usar qualquer material que acredite que faça mais sentido.

    \- Os alunos devem ser orientados a estudar o conteúdo antes da aula.


  2. Etapa 2 - Introdução em sala de sala

    \- Traga o tema para sala de aula perguntando o que os alunos conseguiram entender sobre projeção ortogonal a partir do material visto em casa.

    \- Complemente sobre a importância da projeção ortogonal na vida profissional, além de, se necessário, trazer alguma definição importante para melhor entendimento dos alunos.

    \- Deixe um tempo da aula para os alunos fazerem perguntas e tirarem dúvidas sobre o assunto.


  3. Etapa 3 - Reconhecimento de vistas ortogonais

    \- Divida os alunos em duplas para seguir essa etapa de construção.

    \- Apresente exemplos de vistas ortogonais de figuras espaciais.

    \- Peça para que os alunos identifiquem as vistas ortogonais e desenhem as figuras em perspectiva.

    \- Ande pela sala acompanhando as construções e respondendo possíveis dúvidas. Caso seja necessário, faça um exemplo no quadro, para que o entendimento fique ainda mais claro.


  4. Etapa 4 - Aplicação da projeção ortogonal

    \- Agora, apresente exemplos de objetos em perspectiva.

    \- Nesse segundo momento, peça para que os alunos identifiquem as vistas ortogonais e desenhem os objetos em perspectiva.

    \- Ande pela sala acompanhando as construções e respondendo possíveis dúvidas. Caso seja necessário, faça um exemplo no quadro, para que o entendimento fique ainda mais claro.


  5. Etapa 5 - Sala de aula invertida

    \- Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    \- Os alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

    \- Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    \- Faça uma revisão do conteúdo e tire possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Desenvolver a habilidade de aplicar a projeção ortogonal para desenhar objetos em perspectiva.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar a atividade.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das vistas ortogonais.
  • Precisão no desenho dos objetos em perspectiva.
  • Participação ativa na atividade.
  • Troca de aprendizado entre a dupla.

Ações do professor

  • Trazer uma apresentação sobre o tema.
  • Apresentar exemplos de vistas ortogonais e objetos em perspectiva.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o conteúdo antes da aula.
  • Identificar as vistas ortogonais e desenhar as figuras em perspectiva.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.