Introdução a sistema de equações do primeiro grau
Nessa aula de Matemática, vamos aprender sobre sistema de equações de primeiro grau. O nome é muito complexo, mas vamos entender juntos! Bom aprendizado! 🤓 Antes, um enigma para você resolver: "Um homem estava indo para a Bahia com suas sete irmãs. Cada irmã carregava sete caixas, cada caixa tinha sete gatos, cada gato estava com sete filhotes. Quantos (incluindo pessoas, gatos e filhotes) estavam indo para a Bahia?"
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Observe as afirmativas abaixo e selecione a alternativa certa:
I. 5x – y = 10 é uma equação linear;
II. 2x + 3y² = 8 é uma equação linear;
III. 4²x – 7y = 1 não é uma equação linear.
Atividade completaA)
I e III estão certas.B) Apenas III está certa.
C) Apenas I está certa.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Estudo de Caso:
Inicie a aula citando para os alunos que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas do cotidiano utilizando a matemática. Por exemplo, ao comprar dois produtos diferentes com preços diferentes, é possível utilizar sistemas de equações para descobrir quanto foi gasto em cada produto. Nesta aula, diga que os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções, desenvolvendo assim a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo.Atividade completa4. Design Thinking:
Inicie a aula citando aos alunos que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas incógnitas. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam $50,00. Fale que, nesta aula, os alunos irão entender melhor o contexto em que o problema está inserido e a encontrar soluções criativas para resolvê-lo.Atividade completa5. Ensino Híbrido:
Comece falando que, nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de sistema de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Esse tema é importante porque permite que os estudantes resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas variáveis. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam $50,00.Atividade completa6. Sala de Aula Invertida:
Inicie a aula citando que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas incógnitas. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam R$ 50,00. Diga que, nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o plano cartesiano como recurso.Atividade completa7. Rotação por estações:
Inicie a aula citando que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para o ensino de matemática, pois permite que os alunos resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas variáveis. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam R$ 50,00, ou determinar quantos litros de água e quantos litros de suco são necessários para preparar uma bebida com determinada concentração. O objetivo é que eles desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.Atividade completa8. Gamificação:
Inicie a aula citando que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas incógnitas. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam $50,00. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolve a resolução de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: