Aula sobre Introducao A Sistema De Equacoes Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando aos alunos que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas incógnitas. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam $50,00. Fale que, nesta aula, os alunos irão entender melhor o contexto em que o problema está inserido e a encontrar soluções criativas para resolvê-lo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Introdução a sistemas de equações do primeiro grau" e explique como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam melhor o contexto em que o problema está inserido e possam encontrar soluções criativas para resolvê-lo.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar o problema que precisa ser resolvido. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam $50,00. Auxilie os alunos neste momento, tirando possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do sistema de equações

    Os alunos irão criar um sistema de equações que representam o problema identificado na etapa anterior. Por exemplo, x + y = 50 e x = y + 10. Esse é o momento de criação dos alunos. Incentive-os a pensarem em um exercício completo e que os desafiem.

  5. Etapa 5 - Resolução do sistema de equações

    Os alunos irão resolver o sistema de equações criado na etapa anterior, utilizando o método da adição ou da substituição. Importante que esse momento seja de troca entre os alunos, para que eles se ajudem a encontrar a melhor solução para cada problema.

  6. Etapa 6 - Interpretação do resultado

    Os alunos irão interpretar o resultado obtido na etapa anterior e responder à pergunta inicial. Por exemplo, os produtos custam $30,00 e $20,00. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas e como elas podem ser aplicadas em outras situações do cotidiano.

  8. Etapa 8 - Fechamento

    Ao final da aula, relembre os conceitos importantes da aula e avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir soluções em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa de empatia completo e bem elaborado.
  • Capacidade dos alunos em identificar o problema e criar um sistema de equações que o represente.
  • Capacidade dos alunos em resolver o sistema de equações e interpretar o resultado obtido.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na identificação do problema e na criação do sistema de equações.
  • Tirar dúvidas dos alunos durante a resolução do sistema de equações.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia completo e bem elaborado.
  • Identificar o problema e criar um sistema de equações que o represente.
  • Resolver o sistema de equações e interpretar o resultado obtido.
  • Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e soluções criativas.
  • Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.