Aula sobre Introducao A Sistema De Equacoes Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula citando para os alunos que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas do cotidiano utilizando a matemática. Por exemplo, ao comprar dois produtos diferentes com preços diferentes, é possível utilizar sistemas de equações para descobrir quanto foi gasto em cada produto. Nesta aula, diga que os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções, desenvolvendo assim a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da introdução a sistema de equações do primeiro grau no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema “introdução a sistema de equações do primeiro grau”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.Etapa 3 - Estudo de caso
O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo introdução a sistema de equações do primeiro grau. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.Etapa 4 - Criação do infográfico
Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Promova discussões coletivas sobre introdução a sistema de equações do primeiro grau apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao cotidiano dos estudantes.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de dados.
- Estimular a capacidade de comunicação e apresentação de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Qualidade do infográfico produzido pelos alunos.
- Capacidade de análise e interpretação de dados.
- Capacidade de comunicação e apresentação de ideias.
- Habilidade em resolver e elaborar problemas relacionados ao cotidiano dos estudantes.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os alunos na análise e interpretação de dados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Escolher um tema e identificar um problema relacionado a ele.
- Realizar entrevistas e pesquisas para levantar dados sobre o problema identificado.
- Analisar o contexto do problema e comparar os dados obtidos com dados oficiais.
- Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para apresentar as soluções encontradas.
- Participar ativamente da atividade em grupo e apresentar as ideias de forma clara e objetiva.