Aula sobre Introducao A Sistema De Equacoes Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para o ensino de matemática, pois permite que os alunos resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas variáveis. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam R$ 50,00, ou determinar quantos litros de água e quantos litros de suco são necessários para preparar uma bebida com determinada concentração. O objetivo é que eles desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia de rotação por estações irá funcionar. Contextualize também os alunos sobre o tema com exemplos práticos e didáticos. Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e irão trabalhar em estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Resolvendo sistemas de equações

    Nesta estação, os alunos irão resolver sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Disponibilize uma lista de problemas para que os alunos possam trabalhar em grupo e se ajudarem mutualmente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criando sistemas de equações

    Nesta estação, os alunos irão criar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Interpretação de sistemas de equações

    Nesta estação, os alunos irão interpretar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Eles deverão criar possíveis caminhos para chegar à solução do problema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir com seus grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas respostas. Medie a discussão e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Promover a autonomia dos alunos na resolução de problemas matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a metodologia de rotação por estações irá funcionar.
  • Disponibilizar listas de problemas para cada estação.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e reforçar os principais conceitos trabalhados na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e ajudar mutualmente na resolução das atividades.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Demonstrar autonomia na resolução de problemas matemáticos.
  • Compreender os conceitos trabalhados na aula.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.