Aula sobre Introducao A Sistema De Equacoes Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que a introdução a sistemas de equações do primeiro grau é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas do cotidiano que envolvem duas incógnitas. Por exemplo, calcular o preço de dois produtos diferentes que juntos custam R$ 50,00. Diga que, nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o plano cartesiano como recurso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, explicando a importância de sistemas de equações do primeiro grau no cotidiano. Utilize exemplos práticos para ilustrar a aplicação do tema.

  2. Etapa 2 - Pré - aula

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre sistemas de equações do primeiro grau, que pode ser disponibilizado pelo professor previamente à aula. O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração de até 10 minutos. Os alunos devem anotar o que acharem pertinente.

  3. Etapa 3 - ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Exposição da atividade

    Os alunos devem apresentar seus _templates_ para a turma, explicando as ideias centrais e aos campos preenchidos. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer dúvidas que possam surgir.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Proponha um exercício prático para os alunos resolverem em duplas ou trios, utilizando sistemas de equações do primeiro grau. O exercício deve ser contextualizado e relacionado ao cotidiano dos estudantes. Os alunos podem utilizar as anotações do vídeo da pré-aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas soluções para o exercício prático, utilizando o plano cartesiano como recurso. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer dúvidas que possam surgir.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma avaliação formativa, verificando se os alunos compreenderam o tema e se desenvolveram a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando sistemas de equações do primeiro grau.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao cotidiano dos estudantes, utilizando sistemas de equações do primeiro grau.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Utilizar exemplos práticos e contextualizados para facilitar a compreensão do tema.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e dos objetivos da aula.
  • Participação ativa na construção do _template_.
  • Resolução correta do exercício prático proposto.
  • Utilização adequada do plano cartesiano como recurso.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções para o exercício prático.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos para os alunos.
  • Disponibilizar um vídeo explicativo sobre sistemas de equações do primeiro grau.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do _template_.
  • Propor um exercício prático contextualizado e relacionado ao cotidiano dos estudantes.
  • Fazer uma avaliação formativa para verificar a compreensão do tema pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre sistemas de equações do primeiro grau.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Resolver o exercício prático proposto em duplas ou trios.
  • Apresentar as soluções para o exercício prático, utilizando o plano cartesiano como recurso.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.