Introdução a substâncias

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer um pouco sobre as substâncias. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre substância:

    A) A água mineral é um exemplo de substância pura.

    B) As substâncias puras são formadas por partículas iguais.

    C) É muito fácil encontrar substâncias puras isoladas na natureza.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A aula de hoje será sobre a introdução a substâncias e como podemos classificá-las. Nós encontramos substâncias em nosso cotidiano, como na água que bebemos e no sal que usamos para temperar nossos alimentos. Essas substâncias podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas, e é isso que será visto hoje. Será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A aula de hoje aborda a introdução a substâncias e como podemos classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, desde a água que bebemos até o ar que respiramos. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre esses conceitos para entender melhor a natureza e as propriedades dos materiais. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Sala de Aula Invertida

    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta aula, serão estudados temas relativos à introdução às substâncias e como classificá-las em homogêneas ou heterogêneas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, e é importante que os alunos saibam identificá-las e diferenciá-las. Por exemplo, a água é uma substância pura, enquanto a mistura de água e sal é uma mistura homogênea. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes sobre o tema.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  6. 6. Ensino Híbrido:

    Nesta aula, será introduzido o conceito de substâncias e explorar como elas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano e são fundamentais para a compreensão do mundo ao nosso redor. Por exemplo, a água é uma substância que utilizamos para diversas finalidades, como beber, tomar banho e cozinhar. Além disso, é importante que os alunos compreendam como as substâncias podem ser misturadas e separadas, como a mistura de água e sal. Para isso, será utilizada a metodologia Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Ensino Híbrido

    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    A introdução a substâncias é um tema importante para os alunos do 6º ano do ensino fundamental, uma vez que eles começam a aprender sobre as propriedades e características dos materiais. Nesta aula, os alunos serão apresentados à classificação de misturas como homogêneas ou heterogêneas. Isso é importante porque muitas das substâncias que usamos no nosso dia a dia são misturas e entender essa classificação serve para compreender como essas substâncias se comportam e como podemos separá-las. Por exemplo, a água do mar é uma mistura heterogênea de água e sal. Quando queremos obter água potável a partir da água do mar, precisamos separar a água do sal. Além disso, os alunos também aprenderão sobre a metodologia ativa Cultura Maker, que permite que eles criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Cultura Maker

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta aula, será desenvolvido o tema "Introdução a substâncias" e trabalhado com a classificação de misturas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, seja em alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, entre outros. É importante que os alunos compreendam como as substâncias são classificadas e como elas se comportam em misturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Aprendizagem Entre Pares

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: